NOVAS PUBLICAÇÕES (31.07.2001)

 

NORMAS BRASILEIRAS

Homologadas pela Diretoria da ABNT, através da HNBR nº 07, de 31 de Julho de 2001

ABNT/CB-02 - COMITÊ BRASILEIRO DE CONSTRUÇÃO CIVIL

NBR 14718 - Guarda-corpos para edificação Fixa as condições exigíveis de guarda-corpos para edificações para uso residencial e comercial. Não se aplica a guarda-corpos para passarelas situadas sobre ruas e avenidas, ginásios de esportes ou locais de grande aglomeração pública.
Palavras-chave: Guarda-corpo. Segurança. Edificação - 14 páginas

ABNT/CB-04 - COMITÊ BRASILEIRO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS MECÂNICOS

NBR 14712 - Elevadores elétricos - Elevadores de carga, monta-cargas e elevadores de maca - Requisitos de segurança para projeto, fabricação e instalação Estabelece os requisitos de segurança para construção e instalação de elevadores elétricos de carga, elevadores de maca e monta-cargas novos, instalados permanentemente, servindo a pavimentos definidos, suspensos por cabos e movendo-se entre guias inclinadas em no máximo 15° com a vertical.
Palavra-chave: Elevadores. Elevadores de carga. Monta-cargas. Elevadores de maca - 9 páginas

ABNT/CB-05 - COMITÊ BRASILEIRO AUTOMOTIVO

NBR 14713 - Veículo de duas rodas - Bicicleta - Conjunto de direção - Guidão e suporte do guidão - Requisitos de segurança Estabelece os requisitos de segurança para o guidão e o suporte do guidão, a serem utilizados em bicicletas de uso geral, exceto para bicicletas de competição, cuja altura do selim supere 635 mm.
Palavra-chave: Bicicleta - 7 páginas

NBR 14714 - Veículo de duas rodas - Bicicleta - Conjunto quadro e garfo Requisitos de segurança Estabelece os requisitos de segurança para o conjunto quadro e garfo a ser utilizado em bicicletas de uso geral, exceto para bicicletas de competição, cuja altura do selim supere 635 mm.
Palavra-chave: Bicicleta - 4 páginas

ABNT/CB-10 - Comitê Brasileiro de Química

NBR 14725:2001 - Ficha de informações de segurança de produtos químicos - FISPQ Apresenta informações para a elaboração e preenchimento de uma FISPQ.
Palavras-chave: Ficha de segurança. Segurança. Produto químico - 14 páginas

ABNT/CB-14 - COMITÊ BRASILEIRO DO MOBILIÁRIO

NBR 10520:2001 - Informação e documentação - Apresentação de citações em documentos Especifica as características exigíveis para apresentação de citações em documentos.
Palavras-chave: Documentação. Citação - 4 páginas

NBR 14724:2001 - Informação e documentação - Trabalhos acadêmicos - Apresentação Estabelece os princípios gerais para a elaboração de trabalhos acadêmicos (teses, dissertações e outros), visando sua apresentação à instituição (banca, comissão examinadora de professores, especialistas designados e/ou outros).
Palavras-chave: Documentação. Trabalho acadêmico. Tese. Dissertação - 6 páginas

ABNT/CB-16 - COMITÊ BRASILEIRO DE TRANSPORTE E TRÁFEGO

NBR 14723:2001 - Sinalização horizontal viária - Avaliação da retrorrefletividade Estabelece os procedimentos para avaliação da retrorrefletividade em demarcações viárias.
Palavras-chave: Sinalização horizontal. Retrorrefletividade - 2 páginas

ABNT/CB-18 - COMITÊ BRASILEIRO DE CIMENTO, CONCRETO E AGREGADOS

NBR 14715:2001 - Chapas de gesso acartonado - Requisitos Especifica os requisitos para as chapas de gesso acartonado destinadas à execução de paredes, forros e revestimentos internos.
Palavras-chave: Sinalização. Chapa de gesso. Parede. Divisória. Forro - 5 páginas

NBR 14716:2001 - Chapas de gesso acartonado - Verificação das características geométricas Estabelece os métodos para verificação das características geométricas das chapas de gesso acartonado especificadas na NBR 14715, destinadas à execução de paredes, forros e revestimentos internos.
Palavras-chave: Gesso. Chapa de gesso. Parede. Forro. Divisória - 4 páginas

NBR 14717:2001 - Chapas de gesso acartonado - Determinação das características físicas Estabelece os métodos para determinação das características físicas das chapas de gesso acartonado especificadas na NBR 14715, destinadas à execução de paredes, forros e revestimentos internos.
Palavras-chave: Gesso. Chapa de gesso. Parede. Forro. Divisória - 6 páginas

ABNT/CB-23 - COMITÊ BRASILEIRO DE EMBALAGEM E ACONDICIONAMENTO

NBR 14719:2001 - Embalagem rígida vazia de agrotóxico - Destinação final da embalagem lavada - Procedimento Estabelece os procedimentos para a destinação final das embalagens rígidas, usadas, vazias, adequadamente lavadas de acordo com a NBR 13968, que contiveram formulações de agrotóxicos miscíveis ou dispersíveis em água. Não se aplica às embalagens que acondicionaram formulações contendo organismos vivos.
Palavras-chave: Embalagem. Agrotóxico - 15 páginas

NBR 14720:2001 - Embalagem metálica para aerossol - Requisitos e verificação da resistência à pressão interna para embalagens vazias sem válvula Fixa os requisitos e estabelece o método para verificação do desempenho de embalagens metálicas para aerossol submetidas a pressão interna.
Palavras-chave: Embalagem. Aerossol - 4 páginas

NBR 14721:2001 - Embalagens metálicas para aerossol - Conteúdo de produtos pré-medidos - Requisitos para envasar e declarar volumes Fixa os requisitos para envasar e declarar os volumes de produtos nas embalagens metálicas sob a forma de aerossóis, utilizando gases liquefeitos e gases não liquefeitos como propelente.
Palavras-chave: Embalagem. Aerossol - 5 páginas

ABNT/CB-29 - COMITÊ BRASILEIRO DE CELULOSE E PAPEL

NBR NM-ISO 5636-5 - Papel e cartão - Determinação da permeância ao ar (faixa média) - Parte 5: Método Gurley Especifica o método Gurley para determinar a permeância ao ar de papel e cartão. Este método se aplica a papéis e cartões com permeância ao ar entre 0,1 mm/(Pa.s) e 100 mm/(Pa.s). Não se aplica a materiais com superfícies não planas, tais como papéis encrespados ou ondulados, os quais não podem ser fixados de forma segura para evitar seu deslizamento.
Palavras-chave: Papel. Cartão. Ar - 11 páginas

ABNT/ONS-34 - Organismo de Normalização Setorial de Petróleo

NBR 14722:2001 - Posto de serviço - Tubulação não-metálica Tem como objetivo avaliar o desempenho das tubulações e conexões não-metálicas dos sistemas de armazenamento subterrâneo de combustíveis, de modo a garantir a segurança das pessoas e a proteção do meio ambiente. Estabelece, para tanto, ensaios que garantam as características operacionais do abastecimento de veículos e de compatibilidade, tanto com o solo como com os combustíveis automotivos, mantendo um grau seguro de permeabilidade, assim como sua durabilidade nos mesmos níveis dos tanques em que estiverem ligadas.
Palavras-chave: Posto de serviço. Tubulação - 9 páginas