Organograma Estatutário

Diretor Geral - Ricardo Rodrigues Fragoso

Engenheiro Mecânico, graduado pela Universidade de Taubaté (SP), com MBA em Estratégia Industrial  e Gestão de Negócio pela Universidade Federal Fluminense, especialização em Engenharia de Manutenção de Siderurgia pela Escola Federal de Engenharia Industrial e gestão da qualidade pela Fundação Cristiano Ottoni (MG).

Iniciou sua vida profissional em 1978, na Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), como engenheiro mecânico do Departamento Técnico de Manutenção, tendo alcançado os cargos de Coordenador de Engenharia, Superintendente de Planejamento, Programação e Controle, Superintendente de Manutenção de Altos-Fornos, Superintendente Geral de Engenharia, Fabricação e Manutenção, culminando no exercício do cargo de Diretor Executivo, responsável pelas áreas de Engenharia, Manutenção, Logística, Utilidades, Suprimentos, Oficinas, Fundição, Finanças e Recurso Humanos, após a sua privatização.

Foi membro titular do Conselho de Administração da MRS Logística S.A. e participou diretamente no processo de privatização da Companhia  Vale do Rio Doce. Exerceu os cargos de Diretor Executivo da Elevadores Villarta Ltda. e Diretor e Consultor Técnico do Grupo Espanhol Tecnolama S/A, responsável pela implantação da sua unidade Operacional Tecnoamérica no Brasil.

Foi Presidente do Comitê Brasileiro de Avaliação da Conformidade (CBAC).  Atualmente exerce o cargo de Diretor Tesoureiro e membro do Conselho da AMN, membro do Conselho Diretor da ISO e do Copolco. É membro dos Comitês Permanentes de Políticas e Estratégias de Normalização  e Finanças da ISO, do Comitê Brasileiro de Normalização (CBN) e do TBT/Barreiras Técnicas do (MRE).

 

Diretor de Relações Externas - Carlos Santos Amorim Junior

Engenheiro mecânico, graduado pela Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá (FEG) da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (Unesp), com mestrado científico em Administração pela  Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ). Trabalhou no então Ministério da Indústria e Comércio (MIC), na Secretaria de Tecnologia Industrial, responsável pelas áreas de Administração de Projetos e Apoio ao Conmetro e Conselho de Desenvolvimento Industrial, além da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo e Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Foi subsecretário de Articulação Externa do Sistema de Planejamento em Indústria e Comércio (Siplamic). Atuou nas áreas de política industrial e tecnológica, tendo participado ainda de diferentes colegiados, como o Comitê Brasileiro de Avaliação da Conformidade, do qual foi vice-presidente, e do Grupo de Planejamento de Gestão Estratégica do subprograma Tecnologia Industrial Básica (TIB) do  Programa de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PADCT III). Foi presidente da Copant de 2005 a 2007 e membro do Grupo de Assessoramento do Presidente (Chair’s Advisory Group) do ISO Committee on Developing Country Matters (Devco). Atualmente é membro do ISO/Copolco e ISO/Devco; dos Conselhos da Copant e AMN; do TBT/Barreiras Técnicas do MRE; e do Comitê do Codex Alimentarius e da Câmara Setorial da Cachaça, ambos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Também é membro da Mobilização Empresarial pela Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI/MEI) e do Conselho Brasileiro de Regulamentação (CBR/Inmetro).

 

Diretor Técnico - Eugenio Guilherme Tolstoy De Simone

Diretor Técnico, desde outubro de 2002, Eugenio é engenheiro metalúrgico pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ) e mestre em ciências em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ).

Lidera as gerências responsáveis i) pela identificação de temas objeto de normalização, ii) pelo processo de elaboração das normas brasileiras e iii) pelo processo de publicação,  guarda e preservação dos documentos normativos da ABNT. É o secretário do Conselho Técnico, órgão que reúne os superintendentes dos Comitês Brasileiros e dos Organismos de Normalização Setorial da ABNT. Coordena também a participação brasileira nos Comitês Técnicos da International Organization for Standardization (ISO).

Representa a ABNT no Comitê Brasileiro de Normalização (CBN) e no Comitê Brasileiro de Avaliação da Conformidade (CBAC), comitês assessores do Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Conmetro) e no Comitê de Acreditação (Conac) do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), do qual é presidente.

No âmbito internacional, é membro do Comitê de Gestão Técnica da International Organization for Standardization (ISO/TMB) e do Comitê de Avaliação da Conformidade da International Organization for Standardization (ISO/CASCO).

 

Diretor Adjunto de Negócios - Odilão Baptista Teixeira

Formado em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia Mauá, em 1969, trabalhou no Sindimaq e na Abimaq, onde, após exercer diversos cargos, foi Gerente Técnico e Gerente Geral. Na empresa Publie – Publicações e Eventos Ltda., exerceu a Gerência Geral. Representou a indústria brasileira de bens de capital em diversos foros da Carteira de Comércio Exterior (Cacex), do Conselho de Política Aduaneira (CPA), do Conselho de Desenvolvimento Industrial (CDI) e do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), entre outros.

Em 1990 foi secretário executivo do “Projeto Abimaq 2000”, planejamento estratégico para a Abimaq do século 21. Negociou e coordenou convênios com órgãos como o Ibict/PADCT e Sebrae/SP, entre outros, que permitiram desenvolver o Banco de Dados da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Datamaq) e o Centro de Excelência de Informação, Tecnológica de Máquinas e Equipamentos (Ceimaq).
Gerenciou a organização de inúmeros eventos merecendo destaque as feiras do sistema Agrishow e a Femade. Gerenciou a produção de diversas publicações, tais como a revista Abimaq, o jornal Informaq e a revista Panorama Rural.

 

Diretor Adjunto de Certificação - Antonio Carlos Barros de Oliveira

Antonio Carlos Barros de Oliveira é engenheiro mecânico, graduado em 1975 pela Escola de Engenharia da FTESM (RJ), com MBA – executivo pela COPPEAD – Universidade Federal do Rio de Janeiro e MBA Gerencial  na Universidade Bureau Veritas – Paris.

Possui qualificação como auditor pelo IRCA – International Register of Certification Bodies(UK), Association Française pour L’Assurance de la Qualitè e American Society for Quality (ASQ)

Iniciou sua carreira profissional em 1975 no Bureau Veritas como engenheiro vistoriador do departamento naval.

Na sua carreira no Bureau Veritas exerceu os cargos de Adjunto do Gerente do Departamento Industrial e Offshore, Gerente do  Departamento Industrial e Offshore, Diretor Geral do BVQI –Brasil, Diretor de Certificação de Produtos e Diretor da Linha de Negócios – Manufatura.

Participou como Gerente de Projeto da certificação das plataformas fixas de Enchova, Pargo I e II e Vermelho I, II e III, localizadas na Bacia de Campos. A certificação envolveu as atividades de  fabricação de componentes, montagem da estruturas  da jaqueta e módulos, controle de equipamentos e sistemas e atividades offshore de instalação .

Participou de forma ativa no desenvolvimento do processo de certificação sendo o gestor da implantação do BVQI – Brasil e representante da América Latina, junto ao Comitê Gerencial da BVQI- Holding.

Atualmente ocupa o cargo de Diretor Adjunto de Certificação da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT

end faq