O que é Certificação e como obtê-la?

 

Certificação é um processo no qual uma entidade de 3ª parte avalia se determinado produto atende as normas técnicas. Esta avaliação se baseia em auditorias no processo produtivo, na coleta e em ensaios de amostras. Estando tudo em conformidade a empresa recebe a certificação e passa a usar a Marca de Conformidade ABNT em seus produtos.

Diferente dos laudos e relatórios de ensaios que servem para demonstrar que determinada amostra atende ou não uma norma técnica, a Certificação serve para garantir que a produção é controlada e que os produtos estão atendendo as normas técnicas continuamente.

O processo de Certificação não é complicado e qualquer empresa pode obtê-la, bastando demonstrar e garantir, através de documentos que seu processo produtivo é controlado e que seus produtos estão sendo fabricados em conformidade às normas.

Para que uma empresa possa obter a certificação, o primeiro passo é solicitar a certificação junto à ABNT através do e-mail certificacao@abnt.org.br. A ABNT irá encaminhar todos os documentos necessários para o seu processo.

Não há dúvida que a Certificação ABNT destaca e diferencia a empresa, seus produtos e serviços, dos demais concorrentes, além de agregar valor à Marca e facilitar a introdução de novos produtos no mercado. Tecnicamente, garante a conformidade, qualidade e segurança, elevando o nível de produtos e serviços, reduzindo perdas e melhorando a gestão do processo produtivo.

 

O que é necessário para certificar um produto, serviço ou sistema?

Para que uma empresa possa certificar um produto, serviço ou sistema é necessário atender aos requisitos da norma técnica de referência, bem como dispor de instalações, pessoal, equipamentos e procedimentos documentados que permitam evidenciar que a empresa controla as atividades relacionadas ao objeto da sua certificação.

 

Principais benefícios da Certificação:

• Promove o comprometimento com a qualidade;

• É um método gerencial que lhe permite medir a melhoria continua do desenvolvimento do negócio;

• Assegurar eficiência e eficácia do produto, serviço ou sistema;

• Introduzir novos produtos e marcas no mercado;

• Reduzir perdas no processo produtivo  e melhorar a sua gestão;

• Diminuir controles e avaliações  por parte dos clientes;

• Fazer frente à concorrência desleal;

• Melhorar a imagem da organização e de seus produtos ou atividades junto aos seus clientes;

• Assegurar que o produto, serviço ou sistema atende às normas;

• Tornar a organização altamente competitiva com produtos em conformidade às normas técnicas.