Na falta de uma norma brasileira é possível certificar?

Sem dúvida é possível certificar. Através da identificação de alguma base normativa privada, pública ou internacional, a ABNT pode elaborar um Procedimento Específico para a certificação que melhor atenda à necessidade, em conjunto com a empresa solicitante e/ou com a associação de fabricantes que o represente, atendendo com a ética e credibilidade que sempre pautaram as atividades da ABNT.

A ABNT conta com o Centro de Informações Tecnológicas (CIT), que poderá auxiliar na identificação de uma norma brasileira ou, na falta desta, de uma norma internacional que seja aplicável à necessidade de certificação da empresa.


Ensaios de produtos também não garantiriam a qualidade?

O ensaio de um  produto demonstra exclusivamente que a amostra entregue ao laboratório foi avaliada. Por outro lado, a Certificação ABNT garante que tanto a amostra ensaiada, como toda a produção, independente do lote e de sua data, estão em conformidade com a norma técnica de referência. Por se tratar de um processo e metodologia estatística mais abrangente, com verificação periódica por ensaios e auditorias com foco no controle da qualidade e nas linhas de produção, a Certificação ABNT constitui uma forma eficaz e mais econômica para as empresas comprovarem a qualidade de seus produtos.