Sistema de Gestão da Qualidade ABNT NBR ISO 9001

A implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade representa a obtenção de uma poderosa ferramenta que possibilita a otimização de diversos processos dentro da organização. Além destes ganhos, fica evidenciada também a preocupação com a melhoria contínua dos produtos e serviços fornecidos.

Certificar o Sistema de Gestão da Qualidade garante uma série de benefícios à organização. Além do ganho de visibilidade frente ao mercado, surge também a possibilidade de exportação para mercados exigentes ou fornecimento para clientes que queiram comprovar a capacidade que a organização tem de garantir a manutenção das características de seus produtos.

 

Solicite uma Proposta. Baixe o formulário e envie para o e-mail: kathia.stevanato@abnt.org.br

Clique para baixar.

 

Sistema de Gestão Ambiental ABNT NBR ISO 14001

O aumento crescente da consciência ambiental e a escassez de recursos naturais vêm influenciando cada vez mais as organizações a contribuírem de forma sistematizada na redução dos impactos ambientais associados aos seus processos.

A Conformidade do sistema de gestão da empresa com a norma ABNT NBR ISO 14001 garante a redução da carga de poluição gerada por essas organizações porque envolve a revisão de um processo produtivo visando à melhoria continua do desempenho ambiental, controlando insumos e matérias-primas que representem desperdícios de recursos naturais. Certificar um Sistema de Gestão Ambiental significa comprovar junto ao mercado e a sociedade que a organização adota um conjunto de práticas destinadas a minimizar impactos que imponham riscos à preservação da biodiversidade.

Com isso, além de contribuir com o equilíbrio ambiental e a qualidade de vida da população, as organizações obtêm um considerável diferencial competitivo fortalecendo sua ação no mercado.

 

Solicite uma Proposta. Baixe o formulário e envie para o e-mail: kathia.stevanato@abnt.org.br

 Clique para baixar.

Sistema de Gestão da Saúde e Segurança Ocupacional OHSAS 18001

Este sistema tem por objetivo assegurar o bom cumprimento de procedimentos e cuidados que venham a garantir o gerenciamento dos riscos de saúde e segurança em uma organização. Também neste caso, nota-se certa pressão da sociedade para que as organizações ajam de maneira que sejam evitados acidentes ou fatalidades com seus colaboradores.

Trabalhando com base nesses princípios, a organização consegue também a geração de mais qualidade e produtividade dos empregados e de seus processos fabris. Tendo todos estes procedimentos funcionando, a Certificação do Sistema da Segurança e Saúde Ocupacional serve ainda para mostrar, tanto para os fornecedores quanto para os consumidores, o grau de seriedade do trabalho de uma organização.

 

Solicite uma Proposta. Baixe o formulário e envie para o e-mail: kathia.stevanato@abnt.org.br

 Clique para baixar.

Responsabilidade Social ABNT NBR 16001

O surgimento de movimentos dirigidos aos interesses diversos dos consumidores impõe nas organizações a necessidade de se atualizarem frente a este contexto. Certamente as organizações que possuem posicionamento ético melhoram sua imagem pública gradativamente, alcançando maior legitimidade social.

Para ser realmente eficiente, os procedimentos da organização precisam ser conduzidos dentro de um sistema de gestão estruturado. A partir daí, a Certificação do Sistema de Gestão de Responsabilidade Social demonstrará ao mercado que a organização não existe apenas para explorar os recursos econômicos e humanos, mas também para contribuir com o desenvolvimento social, por meio da realização profissional de seus colaboradores e da promoção de benefícios ao meio ambiente e às partes interessadas.

 

Solicite uma Proposta. Baixe o formulário e envie para o e-mail: kathia.stevanato@abnt.org.br

 Clique para baixar.

PBQP-H -Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat

O SiAC tem como objetivo avaliar a conformidade do sistema de gestão da qualidade das empresas de serviços e obras, considerando as características específicas da atuação dessas empresas no setor da construção civil.

O Sistema busca contribuir para a evolução dos patamares de qualidade do setor, envolvendo especialidades técnicas de execução de obras e serviços especializados de execução de obras.

 

Solicite uma Proposta. Baixe o formulário e envie para o e-mail: kathia.stevanato@abnt.org.br

 Clique para baixar.

SASSMAQ - Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade

O Sassmaq possibilita uma avaliação do desempenho nas áreas de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade das empresas que prestam serviços à indústria química.

A avaliação das empresas é feita por organismos certificadores independentes credenciados pela Abiquim. São avaliados os “elementos centrais”, compostos pelos aspectos administrativos, financeiros e sociais da empresa, e os “elementos específicos”, constituídos pelos serviços oferecidos e pela estrutura operacional.

A avaliação pelo Sassmaq não é obrigatória, mas sua aplicação gera um importante diferencial para as empresas certificadas pelo sistema pela comprovação de que oferecem serviços qualificados nas operações de logística.

O objetivo do Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade – Sassmaq é reduzir, de forma contínua e progressiva, os riscos de acidentes nas operações de transporte e distribuição de produtos químicos. O sistema foi lançado pela Abiquim em maio de 2001 e abrange todos os modais de transporte, bem como Terminais de Armazenagem e Estações de Limpeza.

Link – www.abiquim.org.br/sassmaq

 

Solicite uma Proposta. Baixe o formulário e envie para o e-mail: kathia.stevanato@abnt.org.br

 Clique para baixar.

Sistema de Gestão de Segurança em Turismo de Aventura ABNT NBR 15331

É um programa com base na norma ABNT NBR 15331:2005, destinado às empresas que pretendem aumentar a satisfação e segurança do cliente por meio da efetiva aplicação do sistema, incluindo processos de melhoria contínua do sistema e que necessitam demonstrar sua capacidade para assegurar a prática de atividades de Turismo de Aventura de forma segura e que atendam aos requisitos de segurança do cliente e requisitos regulamentares aplicáveis.

O Procedimento Específico (PE-074) estabelece o processo para concessão, manutenção e renovação da certificação em Turismo de Aventura em conformidade à norma ABNT NBR 15331:2005 para todas as empresas, independente do tamanho, que comercializem serviços turísticos de aventura.

As empresas que desejarem realizar avaliação da conformidade com a referida norma deverão remeter o Questionário de Avaliação Preliminar – QAP, devidamente preenchido, para que possamos enviar uma Proposta Técnica-Comercial.

 

Solicite uma Proposta. Baixe o formulário e envie para o e-mail: kathia.stevanato@abnt.org.br

 Clique para baixar.

Segurança da Informação

Em determinados ramos de negócio, a informação se mostra como o bem mais importante e, sendo assim, precisa ser protegida de acordo com os riscos associados. Para manter características como confidencialidade, integridade e disponibilidade das informações, as organizações buscam várias formas de se protegerem, a fim de garantir a entrega de um bom trabalho.

O Sistema de Gestão de Segurança da Informação é uma forma de gerenciamento utilizada para estabelecer políticas baseadas na análise de risco do negócio. Tendo este sistema certificado, a organização demonstrará sua capacidade de definir, implementar, operar, manter e sempre melhorar a segurança da informação.

 

Solicite uma Proposta. Baixe o formulário e envie para o e-mail: kathia.stevanato@abnt.org.br

 Clique para baixar.

Serviços de Alimentação ABNT NBR 15635

É um programa baseado na norma ABNT NBR 15635:2008, destinado a avaliar os estabelecimentos que realizam as atividades de manipulação, preparação, fracionamento, armazenamento, distribuição, transporte, exposição à venda e entrega de alimentos preparados para o consumo, verificando-se o grau de comprometimento dos mesmos em assegurar e demonstrar que as boas práticas higiênico-sanitárias e controles operacionais essenciais estão implantados, implementados e mantidos conforme os requisitos da Norma em questão.

O Procedimento Específico (PE-157) estabelece o processo para concessão, manutenção e renovação da certificação em Segurança de Alimentos em conformidade à norma ABNT NBR 15635:2008 para todos os estabelecimentos, independente do tamanho e incluem cantinas, bufês, lanchonetes, padarias, pastelarias, bares, restaurantes, rotisserias, comissárias, confeitarias, delicatessens, cozinhas industriais, cozinhas institucionais, cozinhas hospitalares, cozinhas escolares e similares.

Os estabelecimentos que desejarem realizar avaliação da conformidade com a referida norma deverão remeter o Questionário de Avaliação Preliminar – QAP, devidamente preenchido, para que possamos enviar uma Proposta Técnica-Comercial.

 

Solicite uma Proposta. Baixe o formulário e envie para o e-mail: kathia.stevanato@abnt.org.br

 Clique para baixar.

Produtos para Saúde

O sistema de gestão da qualidade de produtos para saúde demonstra as habilidades que uma organização pode fornecer produtos para saúde e serviço relacionados que atendam aos requisitos de clientes e regulamentos aplicáveis. Estes requisitos podem ser utilizados pela organização para projeto e desenvolvimento, produção, instalação e serviços de produtos para saúde.

Os requisitos especificados da norma ABNT NBR 13485:2004 são complementáveis aos requisitos técnicos dos produtos.

A obtenção da certificação ISO 13485 auxiliará a organização nos negócios dentro desse setor altamente regulamentado, pois demonstra que ela está comprometida com a qualidade e os clientes e que há a disposição de trabalhar para a melhoria da eficiência.

  • Satisfação do cliente - obtida pelo fornecimento de produtos que atendem com consistência os requisitos do cliente e os requisitos de qualidade, segurança e legais.
  • Melhoria dos relacionamentos com as partes interessadas – incluindo funcionários, clientes e fornecedores.
  • Comprovação das credenciais empresariais – por meio da verificação independente em relação a normas reconhecidas.
  • Redução de custos operacionais – pela melhoria contínua de processos e as eficiências operacionais resultantes.
  • Melhoria do gerenciamento de riscos – pela maior consistência e rastreabilidade de produtos e o uso de técnicas de gerenciamento de riscos.
  • Conformidade legal – pela compreensão de como os requisitos estatutários e regulatórios afetam a organização e seus clientes.
  • Capacidade de fechar mais negócios – em especial nos casos em que as especificações de compras requerem a certificação como condição para o fornecimento em um setor altamente regulamentado.

 

Solicite uma Proposta. Baixe o formulário e envie para o e-mail: kathia.stevanato@abnt.org.br

 Clique para baixar.

Sistema de Gestão Integrada

A certificação de um sistema de gestão integrada possibilita uma visão gerencial mais abrangente da empresa . Verifica , de forma conjunta , os aspectos e impactos , bem como os riscos e perigos que afetam o processo produtivo da empresa . Simplifica a gestão , evitando a duplicação de procedimentos que normalmente criam  “ áreas cinzentas “ , não identificadas de forma devida pela Alta Administração . Otimiza e reduz os custos devidos ao processo de certificação.

 

Solicite uma Proposta. Baixe o formulário e envie para o e-mail: kathia.stevanato@abnt.org.br

 Clique para baixar.

Sistema de Gestão da Sustentabilidade – Meios de Hospedagem ABNT NBR 15401

O turismo, que é um dos maiores segmentos econômicos do mundo, vem cada vez mais sendo objeto de atenção em relação à sua potencial contribuição para o desenvolvimento sustentável e ao mesmo tempo quanto aos impactos que pode provocar nos campos ambiental, sociocultural e econômico.
 
É crescente a preocupação por parte das organizações de todos os tipos no setor do turismo em demonstrarem um desempenho correto em relação à sustentabilidade, gerindo o impacto de suas atividades, produtos ou serviços, levando em consideração sua política e seus objetivos de sustentabilidade. Esta preocupação é resultado de uma legislação cada vez mais exigente, do desenvolvimento de políticas econômicas, de outras medidas destinadas a estimular a proteção ao meio ambiente e ao patrimônio cultural e de uma crescente preocupação das partes interessadas, em particular os clientes, em relação à qualidade, às questões ambientais e ao desenvolvimento sustentável.
 
O Sistema de Gestão da Sustentabilidade –Meios de Hospedagem especifica os requisitos para meios de hospedagem que possibilitem planejar e operar as suas atividades de acordo com os princípios estabelecidos para o turismo sustentável. Aplica-se a todos os tipos e portes de organizações considerando as diversidades geográficas, culturais e sociais.
 
A certificação do Sistema de Gestão da Sustentabilidade –Meios de Hospedagem visa verificar a inserção no modelo de gestão hoteleiro de requisitos sustentáveis, princípios de apoio à comunidade local, além das iniciativas voltadas para o meio ambiente, como a separação de resíduos sólidos, a transformação do lixo orgânico em compostos reutilizáveis, o reaproveitamento da água, entre outros.
 
Princípios para o turismo sustentável

  • a) Conservação da biodiversidade e auxílio na manutenção da qualidade ambiental dos atrativos turísticos;
  • b) Viabiliza as áreas utilizadas pelo turismo, proporciona um diferencial de marketing, gerando vantagens competitivas para os meios de hospedagem e facilitando o acesso a novos mercados, principalmente o internacional;
  • c) Estimula boas condições de trabalho, enfatiza a preservação do patrimônio cultural e promove o respeito aos direitos dos trabalhadores, povos indígenas e comunidades locais;
  • d) Promove o respeito à lei e à cidadania

 

Solicite uma Proposta. Baixe o formulário e envie para o e-mail: kathia.stevanato@abnt.org.br

 Clique para baixar.

Salão de Beleza – Requisitos de Boas Práticas

Considerando o crescimento dos salões de beleza no Brasil e o elevado número de clientes nestes locais, notou-se a necessidade de criar o programa de certificação de Salão de beleza – Requisitos de boas práticas na prestação de serviços.
Este programa é direcionado à instituto de be­leza, cabeleireiro feminino, cabeleireiro masculino, cabeleireiro unissex, barbearia, esmalteria, escovaria, institutos ou centros de depilação, design de sobrancelhas, entre outros estabelecimentos de prestação de serviços direta, ou por meio de parceiros, que desejam comprovar conformidade com os requisitos de boas práticas baseados na norma ABNT NBR 16383:2015.

Avaliação do Selo de Excelência em Estruturas Metálicas – ABCEM

A certificação no Selo de Excelência é uma avaliação criada pela ABCEM para distinguir empresas na gestão de execução de estruturas metálicas, que envolve projeto, fabricação e montagem.  A parceria entre ABNT e ABCEM foi feita em novembro de 2015 e os trabalhos tiveram início em janeiro de 2016.
A certificação das empresas é realizada somente pela ABNT e é realizada avaliando o escopo geral voltada pra área da gestão empresarial e em seus requisitos específicos de projeto, fabricação e montagem de estruturas metálicas. Portanto mesmo que a empresa possua apenas um dos requisitos específicos acima citados, ela poderá realizar auditoria e garantido o Selo de Excelência no escopo auditado.
A certificação é voluntária e sua aplicação assegura maior qualidade no setor, promove melhoria e diferenciação das empresas e fortalece a imagem do sistema construtivo em aço no mercado da construção, gerando maior segurança ao cliente. 

Empresas de Serviço de Concretagem - ABESC

A certificação no Programa de Qualidade em Empresas de Concretagem (PQEC) busca certificar empresas concreteiras que cumprem com as Normas Técnicas Brasileira, atendam às exigências ambientais e de qualidade do serviço prestado.
Para isso são submetidas a ensaios interlaboratoriais cujo objetivo é atestar a resistência do concreto entregue dentro dos parâmetros pré-definidos.
A parceria criada entre ABNT e ABESC, no final de 2015, busca assegurar o atendimento e cumprimento do programa durante o período em que a empresa esteja certificada.
O objetivo desta iniciativa é a distinção de empresas pelo seu comprometimento com a qualidade e com o meio ambiente. 

Certificação de Empresas de Lavanderia - IEP

O PNCL foi criado pelo Instituto de Estudo e Pesquisa Planeta Lavanderia – IEP em 2015 em parceria com a ABNT, e tem como objetivo certificar as Boas Práticas de gestão social, ambiental, econômicas, produtivas e de qualidade das lavanderia Brasileiras em suas atividade de serviços. 
O PNCL tem como fundamento divulgar para a sociedade, as empresas de lavanderias que busquem a qualidade dos serviços ofertados com ações éticas, seguras e transparentes. 
O PNCL adota a visão, missão e valores nos pilares sustentáveis e éticos sempre. 
Visão: Ser reconhecida pelo público como uma marca de qualidade para lavanderias. 
Missão: Fomentar a qualidade e a qualificação do setor de lavanderias. 
Valores: A Ética, a transparência e a sustentabilidade como impulsionadores nas relações entre funcionários, parceiros e clientes. 
PNCL é uma ferramenta comprometida com a qualidade e conformidade das empresas de serviços de lavanderia com as normas trabalhista, de segurança ocupacional, segurança sanitária e dos sistemas de gestão da qualidade e meio ambiente. 
O regulamento e os outros documentos afins podem ser baixado no site www.planetalavanderia.com.br na biblioteca ABNT.

 

Solicite uma Proposta. Baixe o formulário e envie para o e-mail: antonio.parente@abnt.org.br

 Clique para baixar.

Sistema de Gestão Antissuborno ABNT NBR ISO 37001

O suborno é o tipo mais comum de corrupção. Sua prática introduz incertezas nas transações comerciais, elevando o custo e diminuindo a qualidade dos produtos e serviços. Acaba com a confiança nas instituições e interfere na operação justa e eficiente dos mercados.

A existência de uma legislação específica não é suficiente para resolver o problema. A solução só pode ser conseguida através de uma liderança comprometida e com o estabelecimento de uma cultura de integridade, transparência, abertura e “Compliance”.  

Uma organização bem gerenciada tem uma política de “Compliance” apoiada por sistemas de gestão apropriados, para auxiliá-la no cumprimento das suas obrigações legais e no comprometimento com a integridade.

A norma ABNT NBR ISO 37001 especifica a implementação de políticas, procedimentos e controles que sejam razoáveis e proporcionais, de acordo com os riscos de suborno que a organização enfrenta. Cabe ressaltar que a conformidade com a norma não garante a eliminação dos riscos de suborno.

O Procedimento Específico de Certificação de Sistemas de Gestão Antissuborno (PE-397) estabelece o processo para concessão, manutenção e renovação da certificação em conformidade com a norma ABNT NBR ISO 37001 para todas as empresas.

Caso sua organização deseje a Certificação do Sistema de Gestão Antissuborno em relação à referida norma, por favor, entrar em contato, com Luiz Boschetti pelo telefone (21) 3974-2366.

Sistema de Gestão de Compliance ISO 19600

O “Compliance” é a consequência de uma organização cumprir as suas obrigações incorporando-o na cultura da organização e no comportamento e atitude de pessoas que trabalham para ela.

As organizações que pretendem ser bem-sucedidas em longo prazo precisam manter uma cultura de integridade e “Compliance” considerando as necessidades e expectativas das partes interessadas.

A implantação de um sistema de gestão de “Compliance” eficaz, abrangendo toda a organização, permite que esta organização demonstre seu comprometimento com o cumprimento das leis pertinentes.

Em muitos casos, ao determinar a sanção adequada a ser aplicada por infrações à legislação pertinente, os tribunais têm considerado o comprometimento de uma organização com o “compliance” por meio do sistema de gestão de compliance.

Com a aplicação da gestão de “Compliance” a organização pode salvaguardar a integridade e evitar ou minimizar o não cumprimento da lei, podendo também, contribuir para o comportamento socialmente responsável das organizações.

A norma ISO 19600 é uma diretriz sobre sistemas de gestão de “Compliance” e práticas recomendadas. O Procedimento Específico de Certificação de Sistemas de Gestão em Compliance (PE-396) estabelece o processo para concessão de um atestado referente à implementação das diretrizes de “Compliance”, de acordo com a norma ISO 19600, para todas as empresas.

Caso sua organização deseje a Certificação do Sistema de Gestão em Compliance em relação à referida norma, por favor, entrar em contato, com Luiz Boschetti pelo telefone (21) 3974-2366.

 

end faq