Mensagem do Dia Mundial da Normalização

14 de outubro de 2012

 

Menos desperdício, melhores resultados – As Normas Técnicas aumentam a eficiência

Normas Internacionais como as da IEC, ISO e ITU são cruciais para aumentar a eficiência. Este aspecto tornou-se fundamental nos dias de hoje, tendo em vista que  desafios globais, como a sustentabilidade e a incerteza financeira, exigem que as organizações busquem melhores resultados, com redução do desperdício.

Em suma, eficiência indica a capacidade de alcançar os objetivos por meio da implementação de processos para desenvolver produtos ou serviços de ótima qualidade, com mínimo desperdício, gasto ou esforço desnecessário. A eficiência auxilia as organizações a maximizar lucros e atender suas metas, sendo crucial para o sucesso no ambiente econômico exigente e competitivo atual.

No mundo altamente competitivo e complexo de hoje, a questão da sustentabilidade, vista a partir de uma perspectiva econômica, ambiental e social, significa que os negócios devem ser mais eficientes através de uma ampla gama de medidas e questões.

As Normas Internacionais são ferramentas poderosas que auxiliam as organizações a capitalizar seu potencial no mercado global. Desenvolvida por especialistas do mundo todo, elas contêm as melhores práticas internacionalmente harmonizadas que podem ser utilizadas para medir, comparar e aumentar a eficiência e reduzir o desperdício.

Por exemplo, ao prover  especificações comuns, as Normas Internacionais permitem que produtos, serviços e tecnologias de diferentes fornecedores se encaixem como peças de um quebra-cabeça. Elas apoiam a interoperabilidade e a compatibilidade, proporcionando uma base sólida para o desenvolvimento de inovações e facilitando o acesso ao mercado para novos produtos. Elas asseguram que países, organizações, órgãos reguladores e pesquisadores não tenham que reinventar a roda e possam assim investir em outras prioridades.

O alto nível de conhecimento contido nas Normas Internacionais é acessível a todos, incluindo os países em desenvolvimento, auxiliando-os a fazer o melhor uso de seus recursos humanos e materiais. Processos industriais e de negócios mais eficientes, facilitados pelas normas, capacitam as empresas a competirem globalmente e a produzirem com mais rapidez para mais mercados, com um custo menor.

Dessa forma, as Normas auxiliam as organizações no atendimento das necessidades do cliente, mantendo o foco na otimização de processos da empresa. Os órgãos reguladores podem utilizar as Normas Internacionais como uma forma de demonstrar conformidade e como uma base para regulamentos favoráveis ao mercado e ao consumidor. Os consumidores, por sua vez, podem ter a certeza de que as Normas Internacionais promovem a eficiência em questões que interessam a eles, tais como a segurança e rotulagem de produtos.

Resumindo, as Normas Internacionais da IEC, ISO e ITU não somente fazem sentido para os negócios, mas também uma maior eficiência auxilia a sociedade a fazer um melhor uso de seus recursos, contribuindo para um mundo mais sustentável.