Dia Mundial da Normalização
 
Instituído em 1969,  o Dia Mundial da Normalização, comemorado todo dia 14 de outubro, a cada ano tem um tema de mensagem especial, preparado pelos integrantes das organizações responsáveis pela elaboração de normas internacionais. 
Este ano, a tradição é mantida por Sei-ichi Takayanagi, presidente da  International Eletrotechnical Comission (IEC), Oliver Smoot, presidente da International Organization for Standardization   (ISO) e Yoshio Utsumi, secretário geral da International Telecomunications Union  (ITU).
A onipresença das normas em produtos e serviços, proporcionando soluções funcionais para os desafios técnicos e econômicos em nosso mundo cada vez mais conectado, dá o tom da mensagem de 2004. 
 

 

Mensagem do Dia Mundial da Normalização

14 de outubro de 2004

As Normas Conectam o Mundo

 

Dr. Sei-ichi TAKAYANAGI, Presidente da IEC

Sr. Oliver SMOOT, Presidente da ISO

Sr. Yoshio UTSUMI, Secretário Geral da ITU

 

Do simples para o complexo, do infinitamente pequeno para o infinitamente grande, do local para o global, normas internacionais estão onipresentes em produtos e serviços e nos componentes das cadeias mundiais de suprimento, garantindo a sua estrutura básica.

O sistema internacional de normalização que compreende a ISO – International Organization for Standardization, IEC – International Eletrotechnical Comission - e ITU – International Telecomunications Union - transforma qualidades como eficiência, efetividade, economia, qualidade, ecologia, segurança, confiabilidade, compatibilidade e interoperabilidade em características concretas de produtos e serviços, para implementação na sua fabricação, suprimento ou utilização. As três organizações elaboram assim soluções funcionais para os desafios técnicos e econômicos que se apresentam para a comunidade dos negócios, para o governo e para a sociedade, sob a forma de normas internacionais.

Os produtos e serviços oferecidos segundo as normas internacionais devem ser transportados, entregues, transferidos, ou através de qualquer outra forma de troca, entre fornecedores e seus clientes ou usuários finais. As trocas necessitam de conexões e interfaces. Normas internacionais harmonizam as conexões e facilitam as trocas, assegurando contínuas, rápidas, seguras e mais econômicas entregas.

A variedade de trocas que as normas permitem realizar é impressionante. Exemplos são: levar os alimentos da fazenda à mesa; matérias-primas a plantas de processamento e a indústrias que as utilizam; produtos a distribuidores e lojas, e depois aos consumidores; energia das usinas geradoras à indústria e aos lares; mensagens que trafegam entre redes de telecomunicação e sistemas de computadores.

As conexões e interfaces que a normalização torna mais eficientes e eficazes são múltiplas e variadas. Elas podem ser mecânicas, elétricas ou eletrônicas – ou combinadas. Vão dos tubos às conexões, aos dispositivos de elevação e manuseio, palletes e contêineres, chaves, cabos e conectores, hardware e software, ao transporte, energia e redes de tecnologia da informação e comunicação.

De fato, a escala da normalização varia desde às ligações de pontos próximos ou de pontos opostos, a países como um todo (como no caso da eletricidade), ou de alcance mundial, como redes de tecnologia da informação e comunicação.

Além de conectar mercados, as normas internacionais conectam paises em desenvolvimento e economias em transição ao estado da arte do know how tecnológico, capacitando-os a aumentar a sua capacidade de exportação e competitividade.

Além dos benefícios técnicos e econômicos das normas internacionais, participar do seu desenvolvimento reforça as ligações de interdependência entre as pessoas. É uma questão de orgulho e otimismo que milhares de homens e mulheres de diferentes crenças políticas e religiosas, diversas origens raciais e nacionais e de culturas distintas, se encontrem no seio da ISO, IEC e ITU para cooperar efetivamente na tarefa de buscar o consenso internacional em normas que fazem uma diferença positiva no nosso mundo.

As normas dão as soluções, o trabalho pronto. Conectam as pessoas. As normas conectam o mundo.

Zoom Lebron XII 12