Mensagem do Dia Mundial da Normalização

14 de outubro de 2010

As normas tornam o mundo acessível para todos

Ao menos 650 milhões de pessoas no mundo são afetadas por algum tipo de deficiência; um quarto de todos os cidadãos dos países desenvolvidos tem 60 anos ou mais e, em 2050, isso terá ocorrido também na maioria dos países em desenvolvimento.
A acessibilidade é cada vez mais uma questão importante, à medida que a população do mundo está mais idosa e pessoas com deficiências exigem igual acesso à vida social, política e econômica. Para elas, assim como para as pessoas que não apresentam qualquer deficiência, o acesso à informação e à comunicação é tão importante quanto é a capacidade de usar um elevador, entrar em um edifício, viajar, ou ligar e usar um aparelho com segurança.
Mas a acessibilidade não afeta somente as pessoas idosas ou com algum tipo de deficiência. Qualquer um, em um estágio qualquer na vida, pode passar por uma acessibilidade temporariamente reduzida. Quando isso acontece, as atividades simples, diárias, podem se tornar muito complicadas. As normas internacionais oferecem a fabricantes e prestadores de serviços as diretrizes sobre como projetar produtos acessíveis a todos. 
- Uma rampa para cadeira de rodas bem desenvolvida que está de acordo com uma norma internacional pode ser realmente útil para uma jovem mãe com um carrinho de bebê. 
- Um aparelho com um interruptor grande pode facilitar as coisas para alguém com uma mão machucada. 
- Um sensor que evita que portas se fechem pode impedir acidentes quando uma lesão dorsal prejudica o movimento.
- O pequeno ponto em relevo no número 5 em um teclado do telefone ajuda a encontrar os números - um benefício nos primeiros dias após uma cirurgia nos olhos.
As normas internacionais facilitam o acesso de todos aos produtos, aos espaços públicos, edifícios e habitações e aos serviços. Incluem conceitos de segurança, ergonomia e métodos harmonizados de ensaio, todos conjugados para aumentar a acessibilidade. As normas fornecem também uma plataforma para a disseminação de inovações tecnológicas tanto em países em desenvolvimento como nos desenvolvidos. Ajudam mercados a crescer mais rápido e incrementam o comércio global. A IEC, a ISO e a ITU coordenam seu trabalho e oferecem um sistema de normalização que ajuda projetistas, fabricantes e formadores de opinião a tornar o mundo mais seguro e mais acessível para todos, hoje e amanhã. 

 

Nike & Jordan Performance Reviews & Release Date