Muitas pessoas que precisam utilizar normas técnicas sejam elas estudantes ou profissionais, recorrem à ABNT para pesquisar e adquirir os documentos. Porém, às vezes acabam tendo que adquirir mais de uma norma sem saber da possibilidade de poder tê-las em uma coleção.

O serviço ABNTColeção possibilita a visualização, impressão e atualização de coleções de normas técnicas em formato digital, com recursos de gerenciamento, permitindo a pré-visualização das normas antes de serem incluídas na coleção contratada.

Os acessos são simultâneos, sem limite de usuários, visualização ilimitada, impressão restrita à franquia contratada. Esse serviço é composto pelas Normas Nacionais (NBR), Normas MERCOSUL (AMN) e Normas Internacionais (ISO), disponibilizadas dentro da coleção solicitada, sendo que a partir de cinco normas é possível assiná-lo.

Diversas universidades já conhecem essa ferramenta que facilita muito o acesso aos usuários.

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) é uma delas. Segundo Eliane Colepicolo, coordenadora da Seção de Acesso à Bases de Dados (SeABD), as normas são utilizadas em várias áreas, como administrativa, docentes, pesquisadores e estudantes. “Considerando que a UFSCar é uma universidade multidisciplinar, com cursos de graduação e pós-graduação (lato e strictu senso) em praticamente todas as áreas, entendemos que o acesso à coleção de normas ABNT tem sido imprescindível à comunidade acadêmica como um todo, podendo enriquecer os processos administrativos, as pesquisas científico-tecnológicas e os trabalhos acadêmicos, de forma articulada com padrões nacionais e internacionais. Devido a isso, a coleção ABNT tem sido altamente acessada pela comunidade UFSCar.”, afirma Eliane.

Para o diretor Adjunto de Negócios da ABNT, Odilão Baptista Teixeira, o serviço ABNTColeção facilita a gestão do acervo das instituições de ensino, pois permite o acesso por um número ilimitado de usuários simultaneamente. “A ABNT continuará a desempenhar sua missão de promover a Normalização Técnica, facilitando cada vez mais o acesso às normas nacionais, internacionais e estrangeiras, uma vez que é a ISO no Brasil, finaliza Odilão.”

Para conhecer mais sobre o serviço, vantagens e benefícios acesse www.abnt.org.br/colecao.


Sobre a ABNT                             

A ABNT é o Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela gestão do processo de elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC), influenciando o conteúdo de normas e procurando garantir condições de competitividade aos produtos e serviços brasileiros, além de exercer seu papel social. Além disso, a ABNT também é um Organismo de Avaliação da Conformidade acreditado pelo Inmetro para a certificação de diversos produtos, sistemas e programas ambientais, como o rótulo ecológico e a verificação de inventários de gases de efeito estufa.


Assessoria de Imprensa

Monalisa Zia

11 3017.3660

imprensa@abnt.org.br


Nike Hyperdunk 2018