Durante a 37ª Assembleia Ordinária, da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (Abipti), a organização anunciou um convênio com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que tem como objetivo estreitar relações e aproximar cada vez mais seus serviços. Para a Abipti, o convênio traz o benefício de acesso livre ao serviço ABNTColeção, que contempla o acervo completo das normas ABNT e Associação Mercosul de Normalização (AMN). Além disso, os associados da Abipti terão 20% de desconto no material, sendo acumulativos com o desconto de associado ABNT.

“Um dos grandes desafios que temos na ABNT é disseminar o uso e a importância da norma e como ela pode contribuir, nesse caso específico, para o desenvolvimento tecnológico. O convênio com a Abipti vem para auxiliar nesse ponto. O conhecimento da norma para a Abipti e seus associados é um atalho para o conhecimento tecnológico. Ele evita que as pessoas ‘reinventem a roda’ e auxilia para que tecnólogos partam já de certo patamar”, disse o diretor de Relações Externas da ABNT, Carlos Amorim.

Sobre a ABNT

A ABNT é o Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela gestão do processo de elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC), influenciando o conteúdo de normas e procurando garantir condições de competitividade aos produtos e serviços brasileiros, além de exercer seu papel social. Além disso, a ABNT também é um Organismo de Avaliação da Conformidade acreditado pelo Inmetro para a certificação de diversos produtos, sistemas e programas ambientais, como o rótulo ecológico e a verificação de inventários de gases de efeito estufa.

Assessoria de Imprensa


Monalisa Zia

imprensa@abnt.org.br

11 3017.3660