Em um show de rock ou utilizando um aparelho eletrodoméstico, a exposição prolongada a altos níveis de ruídos pode causar problemas de saúde. A questão é abordada em várias normas técnicas.

 

Foi comemorar o Dia Mundial do Rock, 13 de julho, e ficou com uma sensação estranha nos ouvidos? Isso é consequência do alto nível de ruído causado por uma banda: de 115 a 130 decibéis (dB), o mesmo de um avião a jato e uma britadeira. Mas para quem se identifica com o famoso refrão dos Rolling Stones - It´s only rock´n´roll (But I like it) –, pode ser apenas rock, o que importa é gostar.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o limite para ruído contínuo, sem efeitos negativos, é de até 50 dB. Desse nível até 65dB a pessoa fica em estado de alerta e com menor poder de concentração. E afinal, ninguém vai a show de rock para meditar. Para quem busca sossego, melhor apreciar o canto de um passarinho, que gera só 5 dB.

Em ambientes como fábricas, oficinas e obras de construção civil, por exemplo, a partir de 115 dB os ouvidos devem estar protegidos. O excesso de ruído, por sinal, é uma das principais causas de incapacitação no trabalho.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) dispõe de um consistente conjunto de documentos relacionados ao ruído causado por máquinas, veículos e aparelhos eletrodomésticos, entre outros, em diferentes ambientes.

A norma mais lembrada é a ABNT NBR 10151:2000. Versão Corrigida:2003 - Acústica - Avaliação do ruído em áreas habitadas, visando o conforto da comunidade - Procedimento, que  fixa as condições exigíveis para avaliação da aceitabilidade do ruído em comunidades, independentemente da existência de reclamações.

Confira outras normas:

Para saber mais, consulte: http://www.abntcatalogo.com.br

Sobre a ABNT

A ABNT é o Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela gestão do processo de elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC), influenciando o conteúdo de normas e procurando garantir condições de competitividade aos produtos e serviços brasileiros, além de exercer seu papel social. Além disso, a ABNT também é um Organismo de Avaliação da Conformidade acreditado pelo Inmetro para a certificação de diversos produtos, sistemas e programas ambientais, como o rótulo ecológico e a verificação de inventários de gases de efeito estufa.

Assessoria de Imprensa

Monalisa Zia
11 3017.3660
imprensa@abnt.org.br

Air Max 90 Hypfuse