Está em Consulta Nacional até o dia 19 de novembro, o projeto de revisão da norma ABNT NBR 14718 — Guarda-corpos para edificação – Requisitos, procedimentos e métodos de ensaio. Este Documento especifica os requisitos e métodos de ensaio para guarda-corpos para edificação, externos ou internos, para uso privativo ou coletivo, de médio ou alto tráfego, instalados em edificações habitacionais, comerciais, industriais, esportivas, culturais, de saúde e de terminais de passageiros. Além disso, assegura ao consumidor o recebimento dos produtos com condições mínimas de desempenho. O documento não é aplicável à indústria do petróleo e gás natural, bem como às obras de infraestrutura.

Este Projeto de Revisão foi elaborado pela Comissão de Estudo Especial de Esquadrias (ABNT/CEE-191), responsável pela Normalização no campo de esquadrias compreendendo janelas, portas fachadas-cortinas e guarda-copos, no que concerne a terminologia, requisitos, métodos de ensaios e procedimentos. Excluindo-se portas de madeira do âmbito do ABNT/CB-31.

A consulta nacional pode ser acessada mediante cadastro no site www.abnt.org.br/consultanacional. A Associação Brasileira dos Distribuidores e Processadores de Vidros Planos (Abravidro), responsável pela secretaria técnica do Comitê Brasileiro de Vidros Planos (ABNT/CB-037) participou ativamente dos trabalhos de revisão da norma, que se mostra cada vez mais importante para o setor vidreiro nacional, especialmente com o uso cada vez maior do vidro em guarda-corpos. Com a revisão, o texto da passou a incluir, por exemplo, alterações para algumas metodologias de ensaio.

Consulta Nacional:

ABNT NBR 14718 - Guarda-corpos para edificação – Requisitos, procedimentos e métodos de ensaio.

A ABNT é o único Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC).

Desde 1950, a ABNT atua também na área de certificação, atendendo grandes e pequenas empresas, nacionais e estrangeiras. A ABNT possui atualmente mais de 400 programas de certificação, destinados a produtos, sistemas e verificação de gases de efeito estufa, entre outros. A sociedade identifica na Marca de Conformidade ABNT a garantia de que está adquirindo produtos e serviços em conformidade, atendendo aos mais rigorosos critérios de qualidade. A ABNT Certificadora tem atuação marcante nas Américas, Europa e Ásia, realizando auditorias em mais de 30 países.

Air Jordan XIII 13 Kid