- Detalhes
- Criado: 21 Fevereiro 2019
Não bastassem as tragédias que aconteceram neste início de ano, ontem (19), dois prédios foram esvaziados pelos bombeiros por ameaça de desabamento, na região do Morumbi, em São Paulo.
Graças à Deus nenhuma tragédia aconteceu, porém os moradores informaram que já existe um processo correndo na justiça contra a construtora, por rachaduras que apareceram em 2015 na garagem.
Resultado: todos os moradores tiveram que ir para casas de parentes ou hotéis próximos e só saberão se serão liberados para voltar para suas casas após perícia de um engenheiro especializado.
Em 2013, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou a norma ABNT NBR 15575 – Desempenho – Parte 1 – Requisitos gerais, elaborada pelaComissão de Estudo de Desempenho de Edificações (CE-02:136.01), que pertence ao Comitê Brasileiro da Construção Civil (ABNT/CB-002). Esta parte da norma estabelece os requisitos e critérios de desempenho aplicáveis às edificações habitacionais, como um todo integrado, bem como a serem avaliados de forma isolada para um ou mais sistemas específicos. Ela contém ainda mais cinco partes:
— Parte 2: Requisitos para os sistemas estruturais;
— Parte 3: Requisitos para os sistemas de pisos;
— Parte 4: Requisitos para os sistemas de vedações verticais internas e externas – SVVIE;
— Parte 5: Requisitos para os sistemas de coberturas;
— Parte 6: Requisitos para os sistemas hidrossanitários.
A ABNT NBR 15575 empenha-se em atender as exigências dos usuários ao longo dos anos, dando uma importância à habitabilidade e à duração da qualidade da edificação, não considerando, apenas, a fase construtiva, mas todo seu uso. Nesse sentido, todos os participantes do processo de construção, compra e utilização estão inseridos e têm suas responsabilidades: projetistas, fornecedores de material, construtores, incorporadores e clientes.
ABNT/CB-002
O Comitê Brasileiro da Construção Civil (ABNT/CB-002) é o responsável pela Normalização no campo da construção civil, no que concerne a edificações, compreendendo: terminologia; projeto de estruturas, independente do material da construção; organização de informações de projeto e construção; requisitos geométricos gerais para construção e elementos construtivos, incluindo coordenação modular e seus princípios básicos regras gerais para juntas, limites e tolerâncias; regras gerais para outros requisitos de desempenho de construção e sistemas construtivos incluindo a coordenação destes com os requisitos de desempenho; projeto de ambiente interno de novos edifícios e modernização de existentes visando a sustentabilidade (incluindo conservação de energia e eficiência energética). Ambiente interno inclui fatores térmicos, acústicos e visuais e qualidade de ar; projeto e execução de obras e serviços da construção, visando a segurança de trabalhadores; gerenciamento e custos da construção, incluindo estudos de viabilidade, orçamentos, organização do empreendimento, contratação, recebimento de obras e serviços; manutenção de edificações incluindo elaboração de manuais de uso e avaliação pós-ocupação.
Para mais informações, entre em contato com a Assessoria de Imprensa.
Assessoria de Imprensa
Monalisa Zia
imprensa@abnt.org.br
11 3017.3660