Em sua terceira edição, lançada no final de 2018, a norma amplia orientações para todas as organizações que necessitam planejar e conduzir auditorias internas ou externas de sistemas de gestão.

No dia 24 de maio, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) realizará em suas instalações em São Paulo, o evento de lançamento da nova versão da norma ABNT NBR ISO 19011:2018 - Diretrizes para auditoria de sistemas de gestão. Nesta terceira edição, a norma vem com o escopo de fornecer “orientação sobre auditoria de sistemas de gestão, incluindo os princípios de auditoria, a gestão de um programa de auditoria e a condução de auditoria de sistemas de gestão, como também orientação sobre a avaliação de competência de pessoas envolvidas no processo de auditoria.”

A nova norma, aplicável a todos os sistemas de gestão, é resultado do trabalho desenvolvido desde julho de 2018 pelo Comitê Brasileiro da Qualidade (ABNT/CB-025). Segundo o gestor do ABNT/CB-025, Luiz Carlos Nascimento, as principais alterações da revisão de 2018 em relação à edição anterior referem-se a um aprofundamento na consideração dos riscos, pela inclusão da abordagem baseada em risco aos princípios de auditoria e pela ampliação da orientação sobre a gestão de um programa de auditoria, compreendendo seus riscos.

O evento será aberto a todos os interessados e terá a programação a seguir:

9 h 30 Recepção dos participantes
9 h 45 Abertura
10 h Histórico da norma ABNT NBR ISO 19011 - Auditorias Internas da Qualidade (Luiz Nascimento - Gestor do ABNT/CB-025)
10 h 20 Participação Brasileira na elaboração e tradução da norma (Luciana Lancelotti – Grupo de Trabalho de Tradução)
10 h 40 Compatibilização de terminologia entre as normas de qualidade e Principais alterações da revisão 2018 (Leopoldo Luz - Coordenador da Comissão de Estudos de Terminologia)
11 h Encerramento

Para se inscrever envie um email para Karina Nazello (karina.nazello@abnt.org.br).

A ABNT é o único Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional naInternational Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission(IEC).
Desde 1950, a ABNT atua também na área de certificação, atendendo grandes e pequenas empresas, nacionais e estrangeiras. A ABNT possui atualmente mais de 400 programas de certificação, destinados a produtos, sistemas e verificação de gases de efeito estufa, entre outros. A sociedade identifica na Marca de Conformidade ABNT a garantia de que está adquirindo produtos e serviços em conformidade, atendendo aos mais rigorosos critérios de qualidade. A ABNT Certificadora tem atuação marcante nas Américas, Europa e Ásia, realizando auditorias em mais de 30 países.

Air Jordan XIV High