Já estão abertas as inscrições para o 1º Workshop de Gestão e Economia de Energia. O evento será realizado no Rio de Janeiro, no próximo dia 22 de maio, e se destina aos interessados nos temas de gestão de energia, eficiência e desempenho energético e economia de energia.

No evento, serão apresentados assuntos relacionados ao desenvolvimento da normalização nacional e internacional sobre gestão e economia de energia, como a ISO 50001 (norma internacional que trata deste tema) e do Comitê Brasileiro sobre Gestão e Economia de Energia (ABNT/CB-116).

Ser mais eficiente no uso da energia é crucial, pois o Brasil estabeleceu compromissos ambientais para UNFCCC - United Nations Framework Convention on Climate Change e COP 21 - United Nations Conference on Climate Change, de diminuir, até 2030, 10% da demanda nacional de energia com ações de eficiência energética.

A Associação Brasileira pela Conformidade e Eficiência das Instalações (Abrinstal), gestora do ABNT/CB-116, e a Eletrobras, por meio do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), estabeleceram parceria para apoiar a operacionalização, divulgação e o planejamento de atividades sustentáveis de normalização associadas à gestão e economia de energia no âmbito nacional e internacional.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas online, no website da Abrinstal:

Programação:

08h30

Recepção e credenciamento

09h00

Abertura

ABRINSTAL, Eletrobras – Procel, ABNT

09h20

1º Bloco – Sistema de Gestão de Energia - ISO 50001 – novidades e resultados

09h20

A nova versão da ISO 50001:2018

Palestrante: Alberto José Fossa – ABNT/CB-116 - ABRINSTAL

09h50

Ganhos com a implementação de Sistema de Gestão de Energia

Palestrante: George Soares – CEPEL

10h20

Esclarecimento de dúvidas

10h30

Café

10h50

2º Bloco – Desenvolvimento normativo internacional e nacional em Gestão e Economia de Energia

10h50

Panorama geral das atividades desenvolvidas no âmbito internacional – ISO TC301

Palestrante: Eduardo Lima – ABNT

11h20

Prioridades nacionais em Gestão e Economia de Energia – ABNT/CB-116

Palestrante: Carlos Aparecido – Eletrobras/Procel

11h50

Panorama das atividades desenvolvidas – ISO 50004, 50005 e 50006

Palestrante: Alexandre Gallo - ABRINSTAL

12h20

Esclarecimento de dúvidas

12h30

Término do evento

Serviço:

1º Workshop de Gestão e Economia de Energia

Quando: 22 de maio de 2019

Onde: Windsor Guanabara Hotel – 3º andar – Salão Madri V - Av. Presidente Vargas, 392 - Rio de Janeiro/RJ

ABNT/CB-116

O Comitê Brasileiro de Gestão e Economia de Energia (ABNT/CB-116) é responsável pela Normalização no campo de gestão e economia da energia, compreendendo desempenho energético, sistemas e usos da energia, medição de energia, implantação de sistemas de medição e validação de melhoria contínua na área de gestão da energia, regras e metodologias para cálculo de economia da energia em projetos, organizações e regiões, guias de medição e verificação e conformidade da qualidade de dados relacionados.

A participação nos Comitês Brasileiros da ABNT é voluntária e aberta a qualquer interessado. Para participar do ABNT/CB-116 envie um email para o analista responsável, Eduardo Lima (eduardo.lima@abnt.org.br).

A ABNT é o único Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional naInternational Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission(IEC). Desde 1950, a ABNT atua também na área de certificação, atendendo grandes e pequenas empresas, nacionais e estrangeiras. A ABNT possui atualmente mais de 400 programas de certificação, destinados a produtos, sistemas e verificação de gases de efeito estufa, entre outros. A sociedade identifica na Marca de Conformidade ABNT a garantia de que está adquirindo produtos e serviços em conformidade, atendendo aos mais rigorosos critérios de qualidade. A ABNT Certificadora tem atuação marcante nas Américas, Europa e Ásia, realizando auditorias em mais de 30 países.

Nike Sneakers