Está em Consulta Nacional até o dia 18 de novembro de 2019, o Projeto de revisão da norma ABNT NBR 8194 - Medidores de água potável — Padronização.

Este Projeto foi elaborado pela Comissão de Estudo de Instrumentos de Medição de Vazão de Fluidos (CE-004:005.010), que pertence ao Comitê Brasileiro de Máquinas e Equipamentos Mecânicos (ABNT/CB-004), responsável pela Normalização no campo de máquinas e equipamentos mecânicos, compreendendo máquinas-ferramenta; ferramentas e dispositivos; componentes mecânicos; transmissão de movimentos; sistemas de medidas e de controle da qualidade da mecânica; compressores; hidráulica e pneumática; refrigeração e ventilação industrial; válvulas e componentes; elevadores e equipamentos de transporte de materiais; termodinâmica; bombas e motobombas; ferramentas e modelações; máquinas para gráficas, madeiras, cerâmicas, plásticos, indústria alimentícia e couro e calçados; máquinas e equipamentos para indústria têxtil, saneamento básico e ambiental, e parque de diversão; máquinas e implementos agrícolas; máquinas e equipamentos pesados e normas básicas para projetos.

Esta Norma padroniza o formato do número de série, conexões e dimensões de medidores de água potável, destinados à instalação em unidades consumidoras, em complemento às normas ABNT NBR 16043-1, ABNT NBR 16043-2 e ABNT NBR 16043-3.

Para acessar o projeto acesse o link http://www.abntonline.com.br/consultanacional/, pesquise por Comitê (ABNT/CB-004 – Máquinas e Equipamentos Mecânicos), clique na lupa (visualizar) e faça o login. Caso não possua cadastro, clique em “Criar meu ABNT Passaporte gratuitamente”.

Mais informações sobre a norma entre em contato com a Assessoria de Imprensa.

A ABNT é o único Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional naInternational Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC).

Desde 1950, a ABNT atua também na área de certificação, atendendo grandes e pequenas empresas, nacionais e estrangeiras. A ABNT possui atualmente mais de 400 programas de certificação, destinados a produtos, sistemas e verificação de gases de efeito estufa, entre outros. A sociedade identifica na Marca de Conformidade ABNT a garantia de que está adquirindo produtos e serviços em conformidade, atendendo aos mais rigorosos critérios de qualidade. A ABNT Certificadora tem atuação marcante nas Américas, Europa e Ásia, realizando auditorias em mais de 30 países.

adidas