Tragédias com desabamentos de prédios têm sido recorrentes, infelizmente. A última delas, em Fortaleza, teve vítimas fatais e outras ainda estão desaparecidas.

Em 2013, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou a norma ABNT NBR 15575 – Desempenho, que possui seis partes, dentre elas a parte 2, que trata sobre requisitos para os sistemas estruturais, justamente a causa do desabamento em Fortaleza.

Além dessa norma, existem outras como a ABNT NBR 14037 - Diretrizes para elaboração de manuais de uso, operação e manutenção das edificações – Requisito para elaboração e apresentação dos conteúdos, a ABNT NBR 5674 - Manutenção de edificações – Requisitos para o sistema de gestão de manutenção, e a ABNT NBR 16280 - Reforma em edificações – Sistema de gestão de reformas – Requisitos. Todas essas normas são elaboradas pelo Comitê Brasileiro da Construção Civil (ABNT/CB-002), que é responsável pela normalização do setor.

Recentemente, mais uma norma foi elaborada, a ABNT NBR 16747 - Inspeção predial ― Diretrizes, conceitos, terminologia, requisitos e procedimento, que fornecerá diretrizes, conceitos, terminologia, requisitos e procedimentos relativos à inspeção predial, visando uniformizar metodologia, estabelecendo métodos e etapas mínimas da atividade. Se aplicará às edificações de qualquer tipologia, públicas ou privadas, para avaliação global da edificação, fundamentalmente através de exames sensoriais por profissional habilitado. Sua publicação está prevista para os próximos 60 dias.

Acreditamos que esse conjunto de normas possa contribuir para o trabalho das Prefeituras na fiscalização da manutenção periódica dos prédios.

Para mais informações, entre em contato com a Assessoria de Imprensa.

A ABNT é o único Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional naInternational Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC).

Desde 1950, a ABNT atua também na área de certificação, atendendo grandes e pequenas empresas, nacionais e estrangeiras. A ABNT possui atualmente mais de 400 programas de certificação, destinados a produtos, sistemas e verificação de gases de efeito estufa, entre outros. A sociedade identifica na Marca de Conformidade ABNT a garantia de que está adquirindo produtos e serviços em conformidade, atendendo aos mais rigorosos critérios de qualidade. A ABNT Certificadora tem atuação marcante nas Américas, Europa e Ásia, realizando auditorias em mais de 30 países.

Nike Air Max 90