Criado em 2018, programa oferece garantia de qualidade para que estudantes tenham acomodação adequada.

A Norma ABNT NBR 16671:2018 é a base do programa de certificação de cadeiras universitárias, desenvolvido em 2018 pela ABNT Certificadora. Seu objetivo é estabelecer os requisitos mínimos dimensionais, de ergonomia, estabilidade, resistência, durabilidade e segurança para cadeiras escolares com superfície de trabalho acoplada.

O Programa de Certificação de Cadeiras Universitárias foi desenvolvido em 2018 e obteve acreditação junto à Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro em 2020. Os produtos aprovados na avaliação da conformidade podem, portanto, exibir as marcas da ABNT e do Inmetro, uma garantia de confiabilidade.

O processo de certificação inicia-se com a assinatura de contrato entre a ABNT e o solicitante. No passo seguinte é realizada uma auditoria com foco no processo produtivo e sistema da qualidade, sendo coletadas amostras pelo auditor da ABNT para análise de conformidade à norma, e enviada ao laboratório de terceira parte integrante da Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaios (RBLE). Inexistindo não conformidades, é emitido o certificado e o fornecedor recebe autorização para utilizar a Marca de Conformidade ABNT nos produtos.

Após a certificação, a ABNT conduz avaliações periódicas no fornecedor para verificar se os produtos, processo e sistema da qualidade mantêm-se de acordo com os requisitos do procedimento de certificação e norma de referência.

Tipos de produto

As cadeiras universitárias podem ser compostas por uma superfície acoplada frontal, onde devem possuir sistema de regulagem para posição funcional, ou também podem ser compostas por uma superfície acoplada lateral, na qual devem apresentar, no mesmo lado, apoio de braço.

Confira os locais de utilização e características:

Uso

Cadeiras com superfície de trabalho frontal

Cadeiras com superfície de trabalho lateral

Padrão dimensional

Cursos profissionalizantes

Ambientes de treinamento

x

Para mais informações sobre a certificação ABNT, os interessados devem enviar e-mail para fvieira@abnt.org.br e/ou joelma.araujo@abnt.org.br.

A ABNT é o único Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC).

Desde 1950, a ABNT atua também na área de certificação, atendendo grandes e pequenas empresas, nacionais e estrangeiras. A ABNT possui atualmente mais de 400 programas de certificação, destinados a produtos, sistemas e verificação de gases de efeito estufa, entre outros. A sociedade identifica na Marca de Conformidade ABNT a garantia de que está adquirindo produtos e serviços em conformidade, atendendo aos mais rigorosos critérios de qualidade. A ABNT Certificadora tem atuação marcante nas Américas, Europa e Ásia, realizando auditorias em mais de 30 países.

Nike sneakersロングコート コーデ メンズ特集!重厚なシルエットの着こなし&おすすめアイテムを紹介 , メンズファッションメディア Apgs-nsw