Procedimento de avaliação da conformidade promove a qualidade e dissemina confiança entre os consumidores.

Placas de identificação de veículos podem ser submetidas a avaliação da conformidade e ter sua qualidade reconhecida em programa especialmente desenvolvido pela ABNT Certificadora. O procedimento atende à Resolução nº 780 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de 26 de junho de 2019, que dispõe sobre o novo sistema de placas de identificação de veículos registrados no território nacional.

O programa da ABNT estabelece os requisitos para concessão e manutenção da certificação, que pode ser solicitada por empresas com os seguintes perfis:

1. Fabricante de Placas de Identificação Veicular (PIV) – Empresa credenciada pelo Denatran para exercer a atividade de fabricação, operação logística, gerenciamento informatizado e a distribuição das PIV semiacabadas para os estampadores.
  2. Estampadora de Placas de Identificação Veicular - Empresa credenciada pelo órgão executivo de trânsito dos Estados e do Distrito Federal (Detran), em sistema informatizado do Denatran, para exercer, exclusivamente, o serviço de acabamento final das PIV e a comercialização com os proprietários dos veículos.

A ABNT adota nesse caso o modelo 5 de certificação, que compreende auditoria no Sistema de Gestão da Qualidade e controle de processo, ensaios iniciais e periódicos no produto de acordo com a norma ISO 7591:1982 - Road vehicles - Retro-reflective registration plates for motor vehicles and trailers Specification (Veículos rodoviários - Placas retrorrefletivas para veículos automotores e reboques – Especificações), além do atendimento aos Requisitos Gerais da Resolução Contran Nº 780.

Cumpridas todas as etapas, a ABNT elabora um parecer conclusivo e, se for favorável, emite o Certificado de Conformidade com validade de 3 anos. A renovação é automática desde que o cliente cumpra as condições estabelecidas no procedimento e em contrato.

Com a certificação a empresa terá direito a usar em seu produto a Marca de Conformidade ABNT, que tem reconhecimento público como garantia de qualidade, conferindo credibilidade e confiança.

A ABNT é o único Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional naInternational Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC).

Desde 1950, a ABNT atua também na área de certificação, atendendo grandes e pequenas empresas, nacionais e estrangeiras. A ABNT possui atualmente mais de 400 programas de certificação, destinados a produtos, sistemas e verificação de gases de efeito estufa, entre outros. A sociedade identifica na Marca de Conformidade ABNT a garantia de que está adquirindo produtos e serviços em conformidade, atendendo aos mais rigorosos critérios de qualidade. A ABNT Certificadora tem atuação marcante nas Américas, Europa e Ásia, realizando auditorias em mais de 30 países.

Assessoria de imprensa

Running sport mediaAir Jordan Release Dates 2021 , Emap