- Detalhes
- Criado: 15 Maio 2020
Apresentação oficial do novo documento acontecerá em live na segunda-feira, dia 18 de maio.
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) apresentará à sociedade mais uma ferramenta para enfrentamento da luta contra a covid-19: a Prática Recomendada ABNT PR 1003 - Ventiladores pulmonares para cuidados críticos: Requisitos e orientações aplicáveis à segurança e desempenho para projeto e fabricação. O lançamento será feito em live na próxima segunda-feira, dia 18 de maio, às 10 h, pelo canal do Youtube da ABNT (https://youtu.be/p4ozKv4UwTA).
Mais uma vez, a ABNT reúne conhecimentos de especialistas para que o setor de saúde receba equipamentos eficientes, já que, entre os sintomas mais graves da covid-19, os pacientes apresentam problemas respiratórios e podem necessitar do auxílio de ventilação mecânica por meio de terapia respiratória adequada. A demanda por ventiladores pulmonares aumentou expressivamente no mundo, e os fabricantes estão com dificuldades para atendê-la, pois enfrentam problemas no abastecimento de partes e peças para suprir a produção e montagem dos equipamentos.
Na Prática Recomendada, a ABNT estabelece os requisitos mínimos de segurança e desempenho e a classificação de ventiladores mecânicos, incluindo indicações de uso e limitações, além de abordar as normas internacionais aplicáveis e apresentar alguns requisitos regulatórios da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A elaboração da nova Prática Recomendada foi coordenada pela Diretoria de Normalização da ABNT e contou com a colaboração do Comitê Brasileiro Odonto-Médico-Hospitalar (ABNT/CB-26) e especialmente de suas Comissões de Estudo de Equipamentos Eletromédicos e de Aplicação de Sistemas de Qualidade para produtos para Saúde. Além disso, contou com o apoio do Ministério da Economia, Inmetro e Sebrae.
O documento também será disponibilizado gratuitamente. Para acessar e conhecer mais a Prática Recomendada ABNT PR 1003, clique aqui.
Sobre a ABNT
A ABNT é o único Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC).
Desde 1950, atua também na área de certificação, atendendo grandes e pequenas empresas, nacionais e estrangeiras. Possui atualmente mais de 400 programas de certificação, destinados a produtos, sistemas e verificação de gases de efeito estufa, entre outros. A sociedade identifica na Marca de Conformidade ABNT a garantia de que está adquirindo produtos e serviços em conformidade, atendendo aos mais rigorosos critérios de qualidade. A ABNT Certificadora tem atuação marcante nas Américas, Europa e Ásia, realizando auditorias em mais de 30 países.
Assessoria de Imprensa
Monalisa Zia
imprensa@abnt.org.br
(11) 3017-3660