Por meio de um programa específico, a ABNT Certificadora confere o atendimento a normas técnicas e promove a confiança de consumidores.

A esquadria é definida como produto para edificações, constituído por um mecanismo que representa, em um projeto ou obra, o elemento de fechamento de vãos, sejam eles janelas, portas, persianas, venezianas e outras aberturas dessa natureza. No programa desenvolvido pela ABNT Certificadora, o PE 143, cabem todas as esquadrias, sejam elas de PVC, madeira, alumínio, aço e outros materiais, variando conforme a sua movimentação.

Há muitos tipos de esquadrias, sendo os principais: de abrir, que só giram sobre as dobradiças; de correr, que só possuem trilhos; basculante que são aquelas que projetam metade para dentro e metade para fora do ambiente; guilhotina, quando possuem duas folhas; e sanfona, cuja abertura é feita dobrando-se uma folha sobre a outra.

O bom desempenho do produto está relacionado ao controle da qualidade e a processos de fabricação em conformidade com a Norma Brasileira em suas quatro partes:

• ABNT NBR 10821-1:2017 - Esquadrias para edificações. Parte 1: Esquadrias externas e internas – Terminologia;
  • ABNT NBR 10821-2:2017 - Esquadrias para edificações. Parte 2: Esquadrias externas - Requisitos e classificação;
  • ABNT NBR 10821-3:2017 - Esquadrias para edificações. Parte 3: Esquadrias externas e internas - Métodos de ensaio;
  • ABNT NBR 10821-4:2017 - Esquadrias para edificações Parte 4: Esquadrias externas - Requisitos adicionais de desempenho.

Se aprovada ao final do processo de certificação, a empresa terá o direito de usar em seu produto a Marca de Conformidade ABNT, distinguindo-se no mercado e, principalmente, garantindo a confiança de seus consumidores. É o que ocorre com a empresa Astra S.A. Indústria e Comércio, com sede no município de Jundiaí (SP), que obteve certificação de todas as linhas de esquadrias, em três tipos - janelas de correr, portas de correr e maxim- ar .

“A Astra preocupa-se com a segurança de seu cliente final, portanto sempre atende as normas vigentes”, afirma o diretor industrial, Glauber Eduardo Toldo. Ele destaca que a empresa preocupa-se com a segurança de seu cliente final, portanto, sempre atende as normas vigentes.

Segundo o diretor, a Astra mantém uma equipe focada em projetar as esquadrias de forma que atendam plenamente a ABNT NBR10821 e contribuam para as construtoras atenderem a norma de desempenho de edificações, a ABNT NBR15575. Ele comemora: “A conquista da Marca de Conformidade chegou para retribuir a todo este esforço e reforçar ao mercado nosso comprometimento com segurança e qualidade”.

A empresa atende todo o Brasil, desde pequenas lojas de materiais de construção até home centers e grandes construtoras do país, além de exportar para mais de 30 países. São mais de 33 mil clientes ativos e cerca de seis mil produtos em linha. “No segmento de esquadrias de alumínio, fornecemos produtos padrão e também projetos personalizados, buscamos ser parceiros de nossos clientes, oferecendo soluções completas”, destaca Glauber Toldo.

Empresas interessadas em mais informações sobre a certificação de esquadrias devem contatar: fvieira@abnt.org.br e/ou ingrid.alves@abnt.org.br.

A ABNT é o único Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC).

Desde 1950, atua também na área de certificação, atendendo grandes e pequenas empresas, nacionais e estrangeiras. Possui atualmente mais de 400 programas de certificação, destinados a produtos, sistemas e verificação de gases de efeito estufa, entre outros. A sociedade identifica na Marca de Conformidade ABNT a garantia de que está adquirindo produtos e serviços em conformidade, atendendo aos mais rigorosos critérios de qualidade. A ABNT Certificadora tem atuação marcante nas Américas, Europa e Ásia, realizando auditorias em mais de 30 países.

(11) 3017-3660

Nike shoesadidas lebanon outlet coupons free printable ASW Carbon Fiber - Grailify