Programa específico da ABNT Certificadora avalia a qualidade do produto e promove a credibilidade no mercado da construção civil.

Um conjunto de normas técnicas, com requisitos de desempenho e métodos de ensaios, é a base de um Programa Específico (PE) desenvolvido pela ABNT Certificadora para avaliação da conformidade de um produto de uso intensivo na construção civil: a argamassa colante.

Identificado como PE 318, o programa de certificação de argamassa colante considera o produto industrial, no estado seco, composto de cimento Portland, agregados minerais e aditivos químicos que, quando misturado com água, forma uma massa viscosa, plástica e aderente, empregada no assentamento de placas cerâmicas para revestimento. E há variações, dependendo da finalidade que se deseja dar ao produto:

• Argamassa colante tipo I – AC I: aplicada em revestimentos internos (cozinha, área de serviço e banheiro) exceto em saunas, churrasqueiras, estufas e outros revestimentos especiais;
  • Argamassa colante tipo II – AC II: aplicada em pisos e paredes internos e externos sujeitos à variação de temperatura e umidade e à ação do vento (paredes, fachadas, piscinas de água fria, lajes, pisos de áreas públicas ou ao ar livre);
  • Argamassa colante tipo III – AC III: apresenta aderência superior aos outros dois tipos (porcelanatos, cerâmicas e pedras em piscinas de água quente, saunas e churrasqueiras, além de mármores e granitos);
  • Argamassa colante do tipo I, II ou III, com tempo em aberto estendido (E), que apresenta maior intervalo de tempo para assentamento;
  • Argamassa colante do tipo I, II ou III, com deslizamento reduzido (D), que permite um menor deslocamento vertical da placa cerâmica.

A escolha da argamassa, portanto, pode ser guiada por variações de temperatura, dimensão das peças, ambiente que será aplicada (interno ou externo), tipo de superfície (parede ou piso) e de revestimento. A identificação do tipo apropriado resulta em bom desempenho, alta aderência e boa elasticidade, além de facilitar o manuseio na obra e evitar perda de tempo para o preparo da massa.

O processo de certificação implica o atendimento das seguintes normas: ABNT NBR 14081-1:2012: Argamassa colante industrializada para assentamento de placas cerâmicas. Parte 1: Requisitos; ABNT NBR 14081-3:2012: Argamassa colante industrializada para assentamento de placas cerâmicas. Parte 3: Determinação do tempo em aberto; ABNT NBR 14081-4:2012: Argamassa colante industrializada para assentamento de placas cerâmicas. Parte 4: Determinação da resistência de aderência; e ABNT NBR 14081-5:2012: Argamassa colante industrializada para assentamento de placas cerâmicas. Parte 5: Determinação do deslizamento.

Regulamentos emitidos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) também são observados: Portaria Nº 658/2012 - Aprova os Requisitos de Avaliação da Conformidade para Materiais e Equipamentos da Construção Civil; Portaria Nº 118/2015 – Aprova os Requisitos Gerais de Certificação de Produto – RGCP; Portaria Nº 548/2014: Requisitos de Avaliação da Conformidade para Argamassas Colantes, que deverão ser incluídos, como Anexo K, aos Requisitos de Avaliação da Conformidade aprovados pela Portaria Inmetro n. 658/2012; Portaria Nº 248/2008 – Aprova o Regulamento Técnico Metrológico que estabelece os critérios para verificação do conteúdo líquido de produtos pré-medidos com conteúdo nominal igual, comercializados nas grandezas de massa e volume; e Portaria Nº 157/2002 – Aprova o Regulamento Técnico Metrológico que estabelece a forma de expressar o conteúdo líquido a ser utilizado nos produtos pré-medidos.

Interessados em obter mais informações devem contatar: fvieira@abnt.org.br ou bianca.oliveira@abnt.org.br.

A ABNT é o único Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC).

Desde 1950, a ABNT atua também na área de certificação, atendendo grandes e pequenas empresas, nacionais e estrangeiras. A ABNT possui atualmente mais de 400 programas de certificação, destinados a produtos, sistemas e verificação de gases de efeito estufa, entre outros. A sociedade identifica na Marca de Conformidade ABNT a garantia de que está adquirindo produtos e serviços em conformidade, atendendo aos mais rigorosos critérios de qualidade. A ABNT Certificadora tem atuação marcante nas Américas, Europa e Ásia, realizando auditorias em mais de 30 países.