Procedimento específico desenvolvido pela ABNT Certificadora pode ser decisivo para o posicionamento do produtor no mercado.

Com uma classificação específica para cada uso, como fundações e estruturas, por exemplo, o cimento Portland é um dos produtos de presença mais forte na construção civil. Por isso precisa ser competitivo e conquistar a confiança do consumidor, comprovando a sua qualidade. O Procedimento Específico (PE) 416 desenvolvido pela ABNT Certificadora é o melhor caminho para alcançar esse objetivo.

A ABNT atua há mais de 20 anos na certificação de Cimento Portland, garantindo a conformidade e atendimento aos mais rigorosos critérios de qualidade. A acreditação pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (Cgcre) atesta que a ABNT é um órgão competente para a condução do processo de certificação, que se dá por meio da verificação dos requisitos específicos mediante auditorias no processo produtivo, avaliação do Sistema de Gestão e avaliação do desempenho do produto por meio de ensaios. Após a conclusão do processo, o produto poderá receber a Marca de conformidade ABNT que agregará confiabilidade ao produto.

A denominação cimento Portland é aplicada mundialmente para distinguir o produto constituído por um ligante hidráulico obtido pela moagem de clínquer Portland, ao qual se adiciona durante a fabricação uma ou mais quantidades de sulfato de cálcio e elementos minerais.

Existem diferentes “famílias” de cimento Portland, classificadas de acordo com características construtivas essencialmente semelhantes e com sua classe de resistência (25, 32, 40 ou ARI), sufixo (RS ou BC) e seus tipos. São elas: Cimento Portland comum - CP I; Cimento Portland comum com adição - CPI-S; Cimento Portland composto com Escória - CP II-E; Cimento Portland composto com Fíler - CP II-F; Cimento Portland composto com Pozolana - CP II-Z; Cimento Portland de Alto-forno - CP III; Cimento Portland Pozolânico - CP IV; Cimento Portland Branco Estrutural – CPB; r Cimento Portland de Alta Resistência Inicial - CP-V.

O fabricante que optar pela certificação terá um diferencial em relação aos seus concorrentes, visto que ela garante, além da qualidade do produto adquirido, a melhoria do processo produtivo e aumento da produtividade. Esses aspectos são verificados e controlados mediante avaliações periódicas em conformidade com a norma ABNT NBR 16697:2018 - Cimento Portland – Requisitos.

Interessados em mais informações sobre a certificação de cimento Portland devem contatar: fvieira@abnt.org.br e/ou ingrid.alves@abnt.org.br.

A ABNT é o único Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC).

Desde 1950, a ABNT atua também na área de certificação, atendendo grandes e pequenas empresas, nacionais e estrangeiras. A ABNT possui atualmente mais de 400 programas de certificação, destinados a produtos, sistemas e verificação de gases de efeito estufa, entre outros. A sociedade identifica na Marca de Conformidade ABNT a garantia de que está adquirindo produtos e serviços em conformidade, atendendo aos mais rigorosos critérios de qualidade. A ABNT Certificadora tem atuação marcante nas Américas, Europa e Ásia, realizando auditorias em mais de 30 países.

Sportswear free shippingTHE SNEAKER BULLETIN