Um Procedimento Específico avalia a qualidade de chapas e bobinas de aço, para atestar sua qualidade e promover seus diferenciais no mercado.

Versáteis, as chapas e bobinas de aço revestidas têm requisitos de qualidade e desempenho bem estabelecidos em normas técnicas. A principal delas é a ABNT NBR 7008:2012 - Chapas e bobinas de aço revestidas com zinco ou liga zinco-ferro pelo processo contínuo de imersão a quente, com várias Partes direcionadas às diferentes características dos produtos, sendo por isso a base do Procedimento Específico (PE) 321 desenvolvido pela ABNT Certificadora.

A ABNT atua há mais de 5 anos na certificação de Chapas e Bobinas de Aço, garantindo a conformidade e atendimento aos mais rigorosos critérios de qualidade. A certificação se dá por meio da verificação dos requisitos específicos mediante auditorias no processo produtivo, avaliação do Sistema de Gestão e avaliação do desempenho do produto por meio de ensaios. Após a conclusão do processo inicial, o produto poderá receber a Marca de conformidade ABNT que agregará confiabilidade ao produto.

A bobina de aço pode ser usada para as mais variadas finalidades na indústria e construção civil. É elemento importante tanto na montagem de gabinetes, pias, cubas, cadeiras, mesas, fornos e fogões, como na instalação de calhas, portões, portas, cercas, além de coberturas, revestimentos e acabamentos para edificações de grande porte, como estádios e shoppings.

As famílias de produtos em conformidade com a norma ABNT NBR 7008 devem ser caracterizadas por:

a)Tipos de aços (aços de qualidade comercial e para estampagem, aços estruturais, aços endurecíveis em estufa, aços refosforados ou aços microligados);

b)Tipo do Revestimento (com zinco puro (Z), com cristais normais (N), com cristais minimizados (M), com liga zinco-ferro (ZF));

c) Qualidade superficial (superfície 1, superfície 2, superfície 3);

d) Proteção superficial ( tratamento químico (TQ), oleamento (OL), tratamento químico + oleamento (TQ + OL), ou sem proteção).

As chapas e bobinas ainda são classificadas nas Partes 2 a 6 da norma ABNT NBR 7008, que consideram diferentes aspectos de aplicação dos produtos: aços de qualidade comercial e para estampagem; aços estruturais; aços endurecíveis em estufa; aços refosforados e aços microligados.

O processo de certificação atesta que o produto atende às especificações das normas técnicas. O fabricante que optar pela certificação terá um diferencial em relação aos seus concorrentes, visto que ela garante, além da qualidade do produto adquirido, a melhoria do processo produtivo e organizacional conferida por meio das avaliações dos requisitos da qualidade, conscientização dos colaboradores para melhoria dos processos, aumento da produtividade e diferenciação do produto no mercado, com a garantia de excelência da Marca de Conformidade ABNT.

Normas

Um conjunto de normas técnicas contempla as características de chapas e bobinas de aço revestidas. São elas:

• ABNT NBR 7008-1:2012 - Chapas e Bobinas de Aço Revestidas com Zinco ou Liga Zinco-Ferro pelo Processo Contínuo de Imersão a Quente Parte 1: Requisitos;
  • ABNT NBR 7008-2:2012 - Chapas e bobinas de aço revestidas com zinco ou liga zinco-ferro pelo processo contínuo de imersão a quente Parte 2: Aços de qualidade comercial e para estampagem;
  • ABNT NBR 7008-3:2012 - Chapas e bobinas de aço revestidas com zinco ou liga zinco-ferro pelo processo contínuo de imersão a quente Parte 3: Aços estruturais;
  • ABNT NBR 7008-4:2013 - Chapas e bobinas de aço revestidas com zinco ou liga zinco-ferro pelo processo contínuo de imersão a quente Parte 4: Aços endurecíveis em estufa;
  • ABNT NBR 7008-5:2012 - Chapas e bobinas de aço revestidas com zinco ou liga zinco-ferro pelo processo contínuo de imersão a quente Parte 5: Aços refosforados;
  • ABNT NBR 7008-6:2012 - Chapas e bobinas de aço revestidas com zinco ou liga zinco-ferro pelo processo contínuo de imersão a quente Parte 6: Aços microligados;
  • ABNT NBR 15578:2008 - Bobinas e Chapas de Aço Revestidas com Liga 55% Alumínio – Zinco pelo Processo Contínuo de Imersão a Quente – Especificação;
  • ABNT NBR 7013:2013 - Chapas e Bobinas de Aço Revestidas pelo Processo Contínuo de Imersão a Quente – Requisitos Gerais;
  • NM 97:1996 - Chapas de aço lisas, zincadas por imersão a quente e com liga zinco-ferro. Graus comercial, para perfilagem e embutimento.

Para mais informações sobre a certificação de chapas e bobinas de aço revestidas, interessados devem contatar: fvieira@abnt.org.br e/ou bianca.oliveira@abnt.org.br.

A ABNT é o único Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC).

Desde 1950, a ABNT atua também na área de certificação, atendendo grandes e pequenas empresas, nacionais e estrangeiras. A ABNT possui atualmente mais de 400 programas de certificação, destinados a produtos, sistemas e verificação de gases de efeito estufa, entre outros. A sociedade identifica na Marca de Conformidade ABNT a garantia de que está adquirindo produtos e serviços em conformidade, atendendo aos mais rigorosos critérios de qualidade. A ABNT Certificadora tem atuação marcante nas Américas, Europa e Ásia, realizando auditorias em mais de 30 países.

Sports ShoesAir Jordan Release Dates 2020