Prática Recomendada publicada pela ABNT orienta a prevenção da doença nas atividades da cadeia produtiva, desde fabricantes até o varejo.

Agora o setor óptico pode contar com um documento que estabelece requisitos e recomendações técnicas de higienização e operação segura para prevenir a transmissão da covid-19 entre  fabricantes, distribuidores, laboratórios e varejo. É a Prática Recomendada ABNT PR 1004-2:2020 - Operação segura em organizações durante situações de pandemia - Parte 2: Requisitos e recomendações técnicas para o setor óptico.

A PR, resultado de parceria entre a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e a Associação Brasileira das Indústrias Ópticas (Abióptica), foi elaborada no âmbito do Comitê Brasileiro de Óptica e Instrumentos Ópticos (ABNT/CB-049).

Em suas 15 páginas, o documento traz orientações para que as empresas possam operar de forma segura, já que a pandemia do novo Coronavírus impôs uma nova realidade a todos os segmentos da sociedade. Para que as empresas retomem gradualmente seus negócios, são necessários cuidados especiais voltados para proteger as pessoas de uma possível contaminação.

Esta é a segunda PR editada pela ABNT com o objetivo de auxiliar as organizações na retomada das atividades com segurança. A primeira, ABNT PR 1004-1:2020, oferece diretrizes gerais para que organizações de diferentes perfis, dos setores industrial, comercial, público e sem fins lucrativos, adotem cuidados para impedir a propagação da doença e se mantenham em funcionamento.

A nova Prática Recomendada, publicada em 21 de julho, está disponível na loja virtual ABNTCatálogo (https://www.abntcatalogo.com.br/).

A ABNT é o único Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC).

Desde 1950, atua também na área de certificação, atendendo grandes e pequenas empresas, nacionais e estrangeiras. Possui atualmente mais de 400 programas de certificação, destinados a produtos, sistemas e verificação de gases de efeito estufa, entre outros. A sociedade identifica na Marca de Conformidade ABNT a garantia de que está adquirindo produtos e serviços em conformidade, atendendo aos mais rigorosos critérios de qualidade. A ABNT Certificadora tem atuação marcante nas Américas, Europa e Ásia, realizando auditorias em mais de 30 países.

bridge mediaNike News