Com uma história de lutas e conquistas disseminando a normalização técnica, a ABNT se reinventa para oferecer à sociedade brasileira o acesso às melhores práticas.

Fundada em 28 de setembro de 1940, a ABNT completará 80 anos de histórias e conquistas neste ano. Tal como a primeira norma, a trajetória da ABNT vem atravessando décadas numa demonstração de eficiência, sintonia com os avanços da normalização mundial e compromisso com o desenvolvimento do País. Hoje seu acervo reúne perto de 8000 normas elaboradas por mais de 230 comitês técnicos e comissões de estudo especiais, mas a capacidade de inovar aponta para um futuro de maior dinamismo.

“Penso numa ABNT que se reinventa, que se antecipa aos anseios da sociedade e seja inovadora na forma de elaborar normas”, afirma o presidente Mario William Esper. Mesmo em tempo de pandemia, a ABNT conseguiu apresentar novidades: as Práticas Recomendadas, uma nova forma de elaborar documentos normativos, com maior rapidez. Destacam-se aí as publicações sobre máscaras de proteção respiratória de uso não profissional e ventiladores pulmonares, contribuindo na luta contra a covid-19.

O presidente projeta que a ABNT, como um agente privado de políticas públicas, responda rapidamente às demandas do Governo, reforçando sua importância estratégica como Foro Único de Normalização, mas que também desenvolva normas por mandato, resultantes de parcerias, como já vem ocorrendo. E vai além: “Temos que participar como protagonistas na elaboração de normas nacionais e internacionais”.

Prestigiada dentro e fora do Brasil, diversas autoridades e entidades parceiras enviaram seus depoimentos para exaltar a importância da normalização e comemorar o aniversário da ABNT. Os vídeos podem ser conferidos no canal da ABNT no Youtube (abntweb) ou nos links abaixo:

ABNT 80 anos - Presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf.

ABNT 80 anos - Presidente do INMETRO, Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior.
ABNT 80 anos - Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Cid Torquato.

ABNT 80 anos - Presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade, Silvana Cambiaghi.

ABNT 80 anos - Presidente do Conselho Técnico da ABNT, José Sebastião Viel.

ABNT 80 anos - Instrutor da ABNT e membro de Comissões de Estudo, Ariosto Farias Junior.

ABNT 80 ANOS - Presidente Executivo da Abimaq, José Velloso Dias Cardoso.

ABNT 80 anos - Secretário-geral da ISO, Sergio Mujica.

A ABNT é o único Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC).

Desde 1950, atua também na área de certificação, atendendo grandes e pequenas empresas, nacionais e estrangeiras. Possui atualmente mais de 400 programas de certificação, destinados a produtos, sistemas e verificação de gases de efeito estufa, entre outros. A sociedade identifica na Marca de Conformidade ABNT a garantia de que está adquirindo produtos e serviços em conformidade, atendendo aos mais rigorosos critérios de qualidade. A ABNT Certificadora tem atuação marcante nas Américas, Europa e Ásia, realizando auditorias em mais de 30 países.

Sports NewsPatike – Nike Air Jordan, Premium, Retro Klasici, Sneakers