O documento é uma adoção idêntica da norma internacional da ISO e será explanado por especialistas da área em live realizada pela ABNT no Youtube.

No próximo dia 26 de outubro, a ABNT fará o lançamento online da norma ABNT NBR ISO 56002:2020 – Gestão da Inovação – Sistemas de Gestão da Inovação – Diretrizes. Este documento fornece orientação para o estabelecimento, implementação, manutenção e melhoria contínua de um sistema de gestão da inovação para uso em todas as organizações estabelecidas. O evento será transmitido pelo canal da ABNT no Youtube (abntweb), às 16h e será gratuito, mas é necessário fazer a inscrição pelo Sympla (https://bit.ly/3oaDbKo).

A ABNT NBR ISO 56002 é uma adoção idêntica, em conteúdo técnico, estrutura e redação, da ISO 56002:2019 que foi elaborada pelo Technical Committee of Innovation Management (ISO/TC 279). A versão brasileira da norma foi elaborada pela Comissão de Estudo Especial de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (ABNT/CEE-130), que participou ativamente do desenvolvimento da norma internacional na International Organization for Standardization (ISO).

A capacidade de inovação de uma organização é reconhecida como um fator-chave para crescimento sustentado, viabilidade econômica, aumento do bem-estar e desenvolvimento da sociedade.

Os potenciais benefícios da implantação de um sistema de gestão da inovação de acordo com a norma são:

  • maior capacidade de gerir incertezas;
  • aumento do crescimento, receita, rentabilidade e competitividade;
  • redução de custos e desperdícios e aumento da produtividade e eficiência de recursos;
  • maior sustentabilidade e resiliência;
  • maior satisfação de usuários, clientes, cidadãos e outras partes interessadas;
  • renovação sustentada do portfólio de ofertas;
  • pessoas engajadas e com poder de decisão na organização;
  • maior capacidade de atrair parceiros, colaboradores e financiamento;
  • reputação e valorização aprimoradas da organização;
  • conformidade facilitada com os regulamentos e outros requisitos pertinentes.
  • A ABNT NBR ISO 56002 - Sistema de gestão da inovação - Diretrizes - José Augusto Pinto de Abreu – Coordenador da Comissão de Estudo Especial de Gestão da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) (ABNT/CEE -130);
  • Construção da Política Nacional de Inovação - Verena Hitner Barros – Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE).

ABNT/CEE-130

A Comissão de Estudo Especial de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (ABNT/CEE-130) é responsável pela Normalização no campo de Gestão da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), no que concerne a terminologia, ferramentas, métodos, diretrizes e requisitos. Além disso, é espelho do ISO/TC 279.

Programação do evento

Abertura – Mario William Esper, presidente da ABNT.

Palestras:

Moderação: Reinaldo Dias Ferraz – Especialista em Planejamento e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação.


Serviço:

Lançamento da norma ABNT NBR ISO 56002:2020 – Gestão da Inovação – Sistemas de Gestão da Inovação – Diretrizes.

26 de outubro de 2020, às 16h

Canal da ABNT no Youtube (abntweb)

Inscrições: https://bit.ly/3oaDbKo

Sobre a ABNT

A ABNT é o único Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC).

Desde 1950, atua também na área de certificação, atendendo grandes e pequenas empresas, nacionais e estrangeiras. Possui atualmente mais de 400 programas de certificação, destinados a produtos, sistemas e verificação de gases de efeito estufa, entre outros. A sociedade identifica na Marca de Conformidade ABNT a garantia de que está adquirindo produtos e serviços em conformidade, atendendo aos mais rigorosos critérios de qualidade. A ABNT Certificadora tem atuação marcante nas Américas, Europa e Ásia, realizando auditorias em mais de 30 países.

Assessoria de Imprensa

Monalisa Zia
11 3017.3660
monalisa.zia@abnt.org.br

Best Authentic SneakersNike Air Max 270