Projeto está em Consulta Nacional e fará parte do importante trio de normas sobre medidas: infantil, masculina e agora feminina.

Uma das dificuldades do consumidor em comprar roupas está na incompatibilidade das medidas entre as diversas empresas existentes no mercado. Não há uma conformidade entre os padrões de medidas e, ao considerar marcas estrangeiras que se instalaram no Brasil nos últimos anos, percebe-se uma realidade de variações ainda mais divergente. Outra questão que se apresenta como empecilho para a decisão de compra é a proporção das peças; uma calça que fica ajustada na cintura do consumidor fica apertada na sua panturrilha, e por aí vai.

Para elaborar normas técnicas que têm como objetivo padronizar as unidades de medidas do vestuário, facilitando assim, tanto para confecções e lojistas, quanto para consumidores, a ABNT tem se empenhado, através do Comitê Brasileiro de Têxteis e do Vestuário (ABNT/CB-017) a reunir representantes do setor e chegar a um consenso, como a publicação das normas de referenciais infantil, masculino e agora feminino.

O Projeto de norma ABNT NBR 16933 – Vestuário – referenciais de medidas do corpo humano – Vestibilidade para mulheres – Biótipos tipo retângulo e tipo colher está em Consulta Nacional até o dia 19 de janeiro deste ano. Para participar da votação, basta clicar aqui.

Esta norma faz parte de um conjunto de Normas que tratam essencialmente da designação de tamanho de vestuário, não sendo diretamente relacionada aos sistemas de tamanho. A Comissão de Estudo de Medidas de tamanho de Artigos Confeccionados, que pertence ao ABNT/CB-017 estabeleceu um sistema de indicação de tamanhos que apresenta, de forma direta e fácil, o entendimento das medidas corporais femininas para os biótipos tipo retângulo (biótipo no qual os perímetros do tórax e do quadril são próximos e a medida da cintura não é muito marcada), e colher (biótipo no qual existe uma diferença positiva entre os perímetros do quadril e do tórax) – aos quais está destinado o vestuário. Com a condição de determinar cuidadosamente a forma do corpo, e de indicar medidas apropriadas, este sistema permite que o consumidor escolha o seu tamanho adequadamente.

Cabe ressaltar que o sistema de designação de tamanho é baseado nas medidas do corpo, não das medidas da roupa.

A live acontecerá no dia 14 de janeiro, às 10h e será transmitida pelo canal da ABNT no Youtube. Participe!

Serviço

Live Projeto de Norma em Consulta Nacional - ABNT NBR 16933 – Vestuário – referenciais de medidas do corpo humano – Vestibilidade para mulheres – Biótipos tipo retângulo e tipo colher

Data: 14/01

Local: Canal da ABNT no Youtube

Inscrições: https://www.sympla.com.br/normas-para-medidas-de-vestuario__1100698

A ABNT é o único Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC).

Desde 1950, atua também na área de certificação, atendendo grandes e pequenas empresas, nacionais e estrangeiras. Possui atualmente mais de 400 programas de certificação, destinados a produtos, sistemas e verificação de gases de efeito estufa, entre outros. A sociedade identifica na Marca de Conformidade ABNT a garantia de que está adquirindo produtos e serviços em conformidade, atendendo aos mais rigorosos critérios de qualidade. A ABNT Certificadora tem atuação marcante nas Américas, Europa e Ásia, realizando auditorias em mais de 30 países.

Monalisa.zia@abnt.org.br

Authentic Nike SneakersNike Shoes