Curso desenvolvido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas visa auxiliar profissionais no atendimento à norma ABNT NBR ISO/IEC 17025

A ABNT promove, nos dias 15 e 16 de março, o curso “Técnicas estatísticas para atendimento à norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017”. As aulas serão ministradas na modalidade online ao vivo das 8h30 às 17h30 e têm como público-alvo gerentes técnicos e da qualidade, signatários autorizados e pessoal técnico envolvido na execução, desenvolvimento e planejamento de calibrações e ensaios.

O curso tem como dinâmica a apresentação teórica do tema pelo instrutor, intercalada com exercícios e exemplos práticos, progressivamente inseridos para consolidação dos tópicos de maior relevância prática. Também poderão ser analisadas situações reais apresentadas pelos participantes. O conteúdo programático abordará temas como: conceito de variação e fontes de variação, conceitos fundamentais de Controle Estatístico do Processo, medidas de centralização e de dispersão, população e amostragem, cálculos aplicáveis à repetibilidade e reprodutibilidade de ensaios, entre outros.

Técnicas estatísticas, quando adequadamente estabelecidas e mantidas, são as mais importantes ferramentas para controle da qualidade em processos e serviços. Diversas normas e documentos normativos, como a ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017, DOQ-CGCRE-026, dentre outros, estabelecem diversos requisitos preconizando o emprego de técnicas estatísticas para a garantia da qualidade dos resultados de medições. O objetivo deste curso é justamente apresentar, de forma simples e objetiva, as ferramentas estatísticas mais adequadas para atender a todos os requisitos normativos aplicáveis estabelecidos na norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017 (mecanismos internos e mecanismos externos). Algumas destas técnicas podem, em alguns casos, apoiar a estimativa da incerteza de medição pelo chamado método “top-down” (norma ISO 21748, referenciada na nota 3 do item 7.6.3 da ABNT NBR ISO/IEC 17025).

Os alunos inscritos podem visualizar a norma relacionada ao curso pelo período de um ano através do serviço ABNTColeção - um sistema digital multiusuário que permite acesso às Normas Técnicas via web. O sistema foi criado para facilitar o dia a dia dos profissionais que precisam ter acesso rápido e remoto às normas. Dessa maneira, o ABNTColeção busca ajudar os profissionais a serem mais eficientes e eficazes em seus processos.

Dentro do site, o usuário encontra vantagens como download de Normas Técnicas em arquivo PDF, monitoramento e atualização automática e diária das Normas Técnicas, acesso mobile (smartphones e tablets) proporcionando maior flexibilidade, acesso ilimitado por inúmeros usuários, monitoramento e aquisição de Normas Técnicas dos principais organismos internacionais e estrangeiras. Além disso, clientes ABNTColeção possuem descontos nos cursos da associação. E sócios ABNT (PJ) têm direito, conforme categoria associativa, de até três inscrições para cursos de 8h ou de 16h, conforme a disponibilidade na grade de cursos oferecidos pela ABNT, com a carência de 180 dias.

Os cursos oferecidos pela ABNT têm a chancela da entidade e sua reconhecida credibilidade como único Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira e confirmado pelo Governo Federa por meio de diversos instrumentos legais.

Informações e inscrições devem ser realizadas através do e-mail cursos@abnt.org.br ou pelos telefones (11) 3017-3680/ 3684.

A ABNT é o único Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC).

Desde 1950, atua também na área de certificação, atendendo grandes e pequenas empresas, nacionais e estrangeiras. Possui atualmente mais de 400 programas de certificação, destinados a produtos, sistemas e verificação de gases de efeito estufa, entre outros. A sociedade identifica na Marca de Conformidade ABNT a garantia de que está adquirindo produtos e serviços em conformidade, atendendo aos mais rigorosos critérios de qualidade. A ABNT Certificadora tem atuação marcante nas Américas, Europa e Ásia, realizando auditorias em mais de 30 países.

Monalisa.zia@abnt.org.br

Approach Comunicação