Página Inicial  
 
  Conheça a ABNT
  Conselho
  Normalização
  Informações Tecnológicas
  Certificação
  Cursos
  Feiras & Eventos
  Imprensa
  Perguntas mais frequentes
 
Normas técnicas na construção civil

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é uma entidade privada e sem fins lucrativos fundada em 28 de setembro de 1940. Tem a missão de prover a sociedade brasileira de conhecimento sistematizado, por meio de documentos normativos, que permita a produção, a comercialização e uso de bens e serviços de forma competitiva e sustentável nos mercados interno e externo, contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico, proteção do meio ambiente e defesa do consumidor.

Foro Nacional de Normalização, a ABNT é responsável no País pela elaboração das Normas Brasileiras (NBR), por meio de seus Comitês Brasileiros (CB) ou de Organismos de Normalização Setorial (ONS) por ela credenciados. Seu acervo hoje reúne cerca de 10 mil normas destinadas às mais diversas áreas. Os comitês e os ONS são organizados numa base setorial ou para tratar de temas de normalização que afetem diversos setores, como é o caso da Qualidade, da Gestão Ambiental e da Responsabilidade Social.

Atualmente, a ABNT mantém 60 Comitês. Um dos mais antigos é o Comitê Brasileiro da Construção Civil (ABNT/CB-02), com aproximadamente 90 normas técnicas que oferecem requisitos para processos e produtos, entre eles os revestimentos. Em 2007, foi lançada na Revestir a ABNT NBR 15463 – Placas cerâmicas para revestimento – Porcelanato, norma inédita no mundo que estabelece as características exigíveis para fabricação, marcação, declarações em catálogos, recebimento, inspeção, amostragem e aceitação de placas cerâmicas para revestimento do tipo porcelanato. Outros Comitês Brasileiros também contribuem, com sua produção de normas, para agregar conhecimentos à área da construção civil. É o caso do ABNT/CB-18 – Cimento, Concreto e Agregados; ABNT/CB-22 – Impermeabilização; ABNT/CB-31 – Madeira e ABNT/CB-37 – Vidros Planos, entre outros.

O ABNT/CB-02, cuja Secretaria Técnica é exercida pelo Sinduscon/SP, dedica-se à normalização no campo da construção civil, compreendendo componentes, elementos, produtos, serviços planejamento, projeto, execução, armazenamento, operação, uso e manutenção, com a seguinte abrangência: cerâmica vermelha e para revestimento; argamassa; pisos; gesso; pedras naturais; componentes de fibrocimento; produtos de cimento; blocos sílico-calcários; sistemas e componentes pré-fabricados de concreto; aparelhos e componentes sanitários; plásticos, plásticos reforçados e materiais sintéticos civil; componentes de borracha; tintas e vernizes; forros, divisórias e pisos elevados; esquadrias de ferro, aço, alumínio e seus componentes incluindo fechaduras e acessórios; aplicação de vidros em edificações; aplicação de esquadrias de madeira e seus componentes; projeto estrutural; alvenaria estrutural; estruturas metálicas, de concreto e de madeira; propriedades dos solos e rochas; obras geotécnicas e de fundação; produtos e processos geossintéticos; construção metroferroviária; portos; rodovias e vias públicas; engenharia de avaliações; perícias na construção civil; conforto ambiental e energia nas edificações; desempenho de edificações e seus componentes; topografia; urbanização; projetos urbanísticos e de arquitetura; gerenciamento e custos na construção civil; engenharia de manutenção; ferramentas na construção, segurança e condições de trabalho; tratamento e abastecimento de água; coleta e tratamento de esgotos; componentes para saneamento básico; componentes e tubulações de aço; ferro fundido e ferro galvanizado para saneamento; sistemas prediais hidráulico-sanitários; sistemas prediais de automação e comunicação.

Com a proposta de disseminar a normalização técnica a todos os setores, a ABNT vem promovendo desde 2007 o Exponorma, evento que reúne congresso, seminários, minicursos e uma exposição com a participação de empresas que adotam normas em seus produtos e serviços. A edição de 2009, com o tema “Normalização, Inovação e Competitividade”, acontecerá nos dias 13 a 15 de outubro no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo.

Contatos com a imprensa:
Denise Lima – 11 9611.7381
Oficina da Palavra – 11 3289.2139
E-mail: oficina-da-palavra@uol.com.br
Visite: www.abnt.org.br/eventos; www.abntnet.com.br; www.exponorma.com