Página Inicial  
 
  Conheça a ABNT
  Conselho
  Normalização
  Informações Tecnológicas
  Certificação
  Feiras & Eventos
  Cursos
  Imprensa
  Perguntas mais frequentes
 
A ABNT no XIII Office Solution


A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) está presente no XIII Office Solution, o maior evento de arquitetura corporativa da América Latina.  No estande da ABNT, os visitantes poderão verificar a importância das normas técnicas na certificação de mobiliário de escritório, processo que comprova ao consumidor a qualidade e a segurança dos produtos e agrega confiabilidade.

Entidade privada e sem fins lucrativos, a ABNT completa em 2010 setenta anos de serviços prestados ao País. Tem a missão de prover a sociedade brasileira de conhecimento sistematizado, por meio de documentos normativos, que permita a produção, a comercialização e o uso de bens e serviços de forma competitiva e sustentável nos mercados interno e externo, contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico, proteção do meio ambiente e defesa do consumidor.

Foro Nacional de Normalização, a ABNT é responsável no País pela elaboração das Normas Brasileiras (NBR), por meio de seus Comitês Técnicos. Atualmente, são mais de 140. Seu acervo reúne cerca de 10 mil normas técnicas. Desde 1950, a ABNT vem atuando também na área de certificação. Oferece programas para produtos, sistemas, pessoas e rotulagem ambiental, numa atividade fundamentada em guias e princípios técnicos internacionalmente aceitos. 

Nos últimos anos a ABNT vem certificando os mais variados tipos de móveis para escritório, como mesas, divisórias, cadeiras, estações de trabalho, pisos elevados, entre outros. Em 2009, desenvolveu o processo de certificação de móveis para call center e os primeiros certificados foram concedidos este ano, em conformidade à norma ABNT NBR 15786:2010 - Móveis para teleatendimento, call center e telemarketing – Requisitos e métodos de ensaio. 

A normalização técnica para móveis é elaborada no âmbito do Comitê Brasileiro do Mobiliário (ABNT/CB-15) e compreende produtos de segmentos específicos e outros de aplicação geral, como ferragens e acessórios. Além da ABNT NBR 15786:2010, há as seguintes normas para mobiliário de escritório:
„« ABNT NBR 13960:1997 - Móveis para escritório – Terminologia
„« ABNT NBR 13961:2010 - Móveis para escritório - Armários
„« ABNT NBR 13962:2006 - Móveis para escritório - Cadeiras - Requisitos e métodos de ensaio
„« ABNT NBR 13963:1997 - Móveis para escritório - Móveis para desenho - Classificação e características físicas e dimensionais
„« ABNT NBR 13964:2003 - Móveis para escritório - Divisória tipo painel
„« ABNT NBR 13966:2008 - Móveis para escritório - Mesas - Classificação e características físicas dimensionais e requisitos e métodos de ensaio
„« ABNT NBR 13967:2009 - Móveis para escritório - Sistemas de estação de trabalho - Classificação e métodos de ensaio

A ABNT dispõe de um Centro de Informações Tecnológicas (CIT), onde os interessados podem fazer consultas sobre o acervo e disponibiliza também o ABNTCatálogo, serviço que permite a pesquisa de normas via internet. Outras facilidades, como o acesso unificado ao acervo e gerenciamento das normas, com rapidez e segurança, são oferecidos pelo ABNTColeção. Com a proposta de disseminar a normalização técnica a todos os setores, a ABNT promove desde 2007 o Exponorma, evento que reúne congresso, seminários e uma exposição com a participação de empresas que adotam normas em seus produtos e serviços.

Contatos com a imprensa:
Denise Lima – 11 9611.7381 - Oficina da Palavra – 11 3289.2139
E-mail: oficina-da-palavra@uol.com.br
Visite: www.abnt.org.br; www.abnt.org.br/catalogo e http://www.abnt.org.br/consultanacional