A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou, em 10 de junho, a norma ABNT NBR ISO 10993-1:2013 - Avaliação biológica de produtos para a saúde - Parte 1: Avaliação e ensaio dentro de um processo de gerenciamento de risco, que revisa a norma ABNT NBR ISO 10993-1:2003, elaborada pelo Comitê Brasileiro de Odonto-Médico-Hospitalar (ABNT/CB-26).

Esta norma descreve os princípios gerais que governam a avaliação biológica de produtos para a saúde dentro de um processo de gerenciamento de risco; a categorização geral dos produtos, com base na natureza e duração do seu contato com o corpo; a avaliação de dados relevantes existentes de todas as fontes; a identificação de lacunas no conjunto de dados disponíveis, com base em uma análise de risco; a identificação de conjunto de dados adicionais necessários para analisar a segurança biológica do produto para a saúde; a avaliação da segurança biológica de produtos para a saúde.

O documento será válido a partir de 10 de julho. Para mais detalhes sobre a publicação contate o ABNT/CB-26 (cb26@abnt.org.br).