O Comitê Brasileiro de Automotivo (ABNT/CB-05) publicou, em 07 de janeiro, a norma ABNT NBR ISO 11452-5:2013 - Veículos rodoviários automotores - Métodos de ensaio de componentes para distúrbios elétricos causados por energia eletromagnética emitida em banda estreita - Parte 5: Stripline.

Esta parte da ABNT NBR ISO 11452 especifica os métodos de ensaio com stripline para a determinação da imunidade de componentes eletrônicos de veículos de passageiros e veículos comerciais aos distúrbios elétricos causados por energia eletromagnética emitida em banda estreita, independentemente do sistema de propulsão do veículo (por exemplo, motor de ignição por centelha, motor diesel, motor elétrico). Para realizar estes ensaios, o cabeamento elétrico do equipamento é exposto a um campo interferente. Esta técnica é limitada aos cabeamentos elétricos do equipamento, que têm um diâmetro máximo de um terço da altura da stripline ou menos.

O documento será válido a partir de 07 de fevereiro. Para mais detalhes sobre a publicação contate o analista responsável, Carlos Alberto Bigatan (carlos.bigatan@abnt.org.br).