A ABNT publicou, no dia 10 de outubro, as seguintes normas do Comitê Brasileiro de Cimento, Concreto e Agregados (ABNT/CB-18):

- ABNT NBR 12651:2012 - Materiais pozolânicos - Determinação da eficiência de materiais pozolânicos em evitar a expansão do concreto devido à reação álcali-agregado - Método de ensaio, que revisa a norma ABNT NBR 12651:1992. Norma que estabelece o método de determinação da aptidão de materiais pozolânicos em evitar a expansão causada pela reação entre determinados constituintes dos agregados e os álcalis existentes nas misturas de cimento Portland.

- ABNT NBR 8224:2012 - Concreto endurecido - Determinação da fluência - Método de ensaio, que revisa a norma ABNT NBR 8224:1983. Norma que estabelece o método para a determinação da deformação do concreto, devido ao fenômeno da fluência. Entende-se por fluência a deformação devida a um carregamento mantido ao longo do tempo.

Para mais informações sobre o processo de normalização do setor, contate o analista responsável, Alvaro Almeida (alvaro.almeida@abnt.org.br).