A ABNT publicou, no dia 12 de setembro, a norma ABNT NBR ISO 19973-2:2012 - Sistemas pneumáticos - Determinação da confiança nos componentes por meio de ensaios - Parte 1 e 2.

Parte 1- Esta parte da ABNT NBR ISO 19973 estabelece os procedimentos gerais, o método de cálculo para determinar a confiabilidade de componentes de transmissão pneumática e os métodos do relatório. Estes procedimentos são independentes do tipo de componentes e de seu projeto.

Parte 2- Esta parte da ABNT NBR ISO 19973 estabelece os procedimentos de ensaio para determinar a confiabilidade de válvulas pneumáticas de controle direcional através de ensaios e os métodos do relatório dos resultados dos ensaios. As condições gerais dos ensaios e o método de cálculo são discriminados na 1ª parte da ABNT NBR ISO 19973. Os métodos especificados nesta parte da ABNT NBR ISO 19973 se aplicam à primeira falha sem conserto, mas excluindo fatos estranhos.

O Comitê Brasileiro de Máquinas e Equipamentos Mecânicos (ABNT/CB-04) é o responsável pela publicação. Para mais informações sobre a norma ou sua aquisição, contate o analista responsável, Carlos Alberto Maciel (cb04@abnt.org.br).