A ABNT disponibiliza para Consulta Nacional, o 1º projeto de revisão da Norma ABNT NBR 8660- Ensaio de reação ao fogo em pisos – Determinação do comportamento com relação à queima utilizando uma fonte radiante de calos, com previsão de cancelar e substituir a edição anterior (ABNT NBR 8660:1984).

Elaborado pela Comissão de Estudo de Reação do Fogo dos Materiais (CE-24:301.10), do Comitê Brasileiro de Segurança Contra Incêndio (ABNT/CB-24), a Norma especifica um método para se classificar o comportamento à queima e a propagação de chama de pisos montados horizontalmente e expostos a um gradiente de fluxo radiante de calor em uma câmara de ensaio, quando ignizado por chamas piloto.

Este método de ensaio é aplicável para todos os tipos de pisos, como carpetes têxteis, cortiça, madeira, borracha e coberturas plásticas, assim como para revestimentos. A publicação determina termos e definições, aparelhagem de ensaio, expressão dos resultados, entre outros itens.

O documento pode ser avaliado até 3 de setembro na página da Consulta Nacional: http://www.abntonline.com.br/consultanacional/.