A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) realiza, no dia 19 de junho, às 11h, o Seminário Internacional A Rotulagem Ambiental como Instrumento para as Ações de Redução dos Impactos no Meio Ambiente, que acontece na Arena da Barra, à Avenida Embaixador Abelardo Bueno, 3401, Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

O objetivo do evento é promover ampla discussão sobre desenvolvimento sustentável e gestão ambiental, incluindo a rotulagem ecológica e a relação das empresas no desenvolvimento de produtos e serviços, adotando critérios ambientais.

A certificação ambiental é impulsionada pela exigência de requisitos de conformidade para obras e compras públicas e também pela melhoria contínua de processos e na exportação de produtos. A organização que conquista a certificação ambiental pode, entre diversos benefícios, comprovar ao mercado e à sociedade que adota práticas que minimizam impactos negativos à preservação da biodiversidade.

A ABNT e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), alinhados aos objetivos da Rio+20, também apresentarão no Seminário, o projeto que auxilia Pequenas e Médias Empresas  (PME) a medir e gerenciar a “sua pegada de carbono”, com o objetivo de criar um módulo de gestão de Gases de Efeito Estufa (GEE) e gerar estratégias efetivas para as empresas diminuírem o impacto ambiental em seus processos.

Confira o programa do evento, que conta com a participação do Global Ecolabelling Network (GEN), entre outros:

11h00 – 11h45
Rotulagem ambiental no Brasil e sua importância para o desenvolvimento sustentável
• Palestrante: Júlio Domingos Nunes Fortes – Professor Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

11h45 – 12h30
O Fortalecimento do Ecossistema no âmbito do Mercado de Carbono no Brasil - Projeto Greenhouse Gas e as Pequenas e Médias Empresas
• Palestrante: Guy Ladvocat – Gerente de Certificação de Sistemas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)

12h30 – 12h50   Coffee Break

12h50 – 13h35
A Influência da Rotulagem Ambiental para as Compras Públicas Sustentáveis
• Palestrante: Antônio José Juliani – Analista de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior (MDIC)

13h35 – 14h20
Ecolabelling: Rótulo ambiental em âmbito mundial
• Palestrante: Mikael Karlsson – Presidente do Swedish Society for Nature Conservation; Presidente do European Environmental Bureau; Representante do Global Ecolabelling Network (GEN) na Suécia.

14h20 – 14h45 - Debates

14h45  -  Encerramento

Para fazer sua inscrição, acesse: http://www.abnt.org.br/m3.asp?cod_pagina=943