ABNT e ISO participam da conferência mundial, no Rio de Janeiro, e promovem seminários em vários pontos da cidade para mostrar a contribuição das normas internacionais para o desenvolvimento sustentável.

O mundo terá suas atenções voltadas para o Brasil, nos dias 13 a 22 de junho, quando será realizada a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, no Rio de Janeiro (RJ). Representantes dos Estados-membros da Organização das Nações Unidas (ONU) e dos mais variados segmentos da sociedade discutirão a agenda mundial de sustentabilidade para as próximas décadas, vinte anos depois da histórica Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, a Eco-92.
 

Com o objetivo de disseminar o uso das normas técnicas e sua contribuição para os desafios globais e para que os objetivos da Rio+20 sejam alcançados, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e a Organização Internacional de Normalização (ISO) realizarão  o seminário “Normas Internacionais ISO como Solução aos Desafios Globais e Sua Contribuição para a Economia Verde”.

 

O Secretário Geral adjunto da ISO apresentará o papel das normas técnicas e sua contribuição para a Economia Verde e conferencistas com larga experiência no campo da normalização internacional e ligados ao tema do desenvolvimento sustentável apresentarão cases a respeito de normas internacionais que foram desenvolvidas em sintonia com os objetivos da Rio+20. Será abordado também, pela ABNT, o papel dos membros da ISO como parceiros estratégicos locais para fortalecer a participação de países em desenvolvimento e partes interessadas. Outro assunto em pauta será a importância das normas como ferramenta para o desenvolvimento sustentável sob a ótica do usuário, sob as perspectivas de representantes de indústria, governo, organizações não governamentais e trabalhadores.

 

Para ampliar a oportunidade de participação por parte dos interessados, o seminário será  realizado em diferentes localidades na cidade, como parte da programação da Rio+20. A iniciativa está sendo organizada em parceria com entidades de relevo no cenário nacional:  Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (FIRJAN), Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP),  Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP)  e Ministério das Relações Exteriores (MRE), conforme a seguir:

 

- Forte de Copacabana: 16 de junho - 09h00 às 12h00 (espaço organizado por FIRJAN e FIESP)

- Arena da Barra: 17 de junho - 11h00 às 14h45 (espaço organizado pelo MRE)

- Píer Mauá: 20 de junho – 11h às 14h15 (espaço organizado pela FINEP)Breve será disponibilizado  programa constando horário detalhado dos eventos e respectivos endereços.

 
Programa

.        Normas Internacionais da ISO e Economia Verde: solução para Desafios Globais

 

·         Estudo de casos:
 

- Case 1. ISO 26000 – Diretrizes sobre Responsabilidade Social

- Case 2. ISO/TC 207 – Gestão Ambiental

- Case 3. ISO/TC248 – Critérios de Sustentabilidade para Bioenergia

- Case 4. ISO 50001 – Gestão de Energia

 

·         Debates

 

·         Desenvolvimento sustentável: uma perspectiva nacional - O papel dos membros da ISO como  parceiros locais estratégicos para fortalecer a participação de países em Desenvolvimento e de stakeholders

 

·         ISO e GRI: parceria para o Desenvolvimento Sustentável *

 

·         O valor das Normas Internacionais voluntárias como instrumento fundamental para o Desenvolvimento Sustentável - implementação e valor sob a perspectiva de um usuário:

 

- Indústria

- ONGs

- Governo

- Trabalhadores

 

·         Debates 

 

Palestrantes

    Kevin McKinley, Secretário Geral Adjunto da ISO

    Jorge Cajazeira, Presidente do ISO/TMB/WG RS – Responsabilidade Social

    Haroldo Mattos de Lemos, Vice Presidente do ISO/TC 207 – Gestão Ambiental

    Humberto Siqueira Brandi, Presidente do ISO/PC 248 – Critério de Sustentabilidade para Bioenergia

    George Soares, expert do ISO/TC 242 – Gestão de Energia

    Nelmara Arbex, Chefe Executiva Adjunta do GRI

    Representante da ABNT

    Aron Belink, Coordenador de Processos Internacionais do Instituto Vitae Civilis

    Andréa Santini Henriques, Inmetro, Pesquisadora Tecnologista em Metrologia e Qualidade

    Hélio da Costa, Instituto Observatório Social, Coord. do Programa de SER

    Lisangela Reis, Furnas, Gerente do Depto de Sustentabilidade

    Thomas Thomas, CEO at ASEAN CSR Network Ltd.

 

* somente para o evento no Píer Mauá

Para inscrições, acesse: http://www.abnt.org.br/m3.asp?cod_pagina=943