A Comissão de Estudo de Acessibilidade nos Transportes (CE- 02), do Comitê Brasileiro de Acessibilidade (ABNT/CB-40) se reunirá amanhã, dia 27 de abril, das 9 h Às 13 h, no Centro de Controle Operacional – CCO, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, Estação Brás - Auditório da CPTM, em São Paulo.

A primeira reunião de 2012 discutirá o desenvolvimento de texto-base com vistas à revisão da ABNT NBR 14021:2005 - Transporte – Acessibilidade em trens urbanos e metropolitanos.

Dessa primeira reunião deverão participar empresas operadoras, fabricantes de trem, empresas que fazem modernização de trens, representantes da sociedade civil, usuários e especialistas. A ideia é que a reunião presencial seja itinerante - a cada mês uma operadora de metrô irá sediar o encontro - para que os participantes tenham a oportunidade de conhecer realidades diversas, bem como dar oportunidade a usuários e especialistas de outras localidades também participarem.

 Após a reunião haverá uma visita técnica às instalações da CPTM para conhecer ações de acessibilidade implementadas em estações e trens.
O objetivo é criar, inicialmente, 6 grupos de trabalho: conceitos e definições, configuração de estações, sinalização de estações, configuração de trens, sinalização de trens, aspectos operacionais do serviço. Cada grupo terá um líder, responsável pela sistematização das informações.

O texto base está disponível no site:
http://www.mpdft.gov.br/sicorde/normas/NBR14021_seg_edic.pdf

Para participar ou obter mais informações entre em contato com o analista responsável Rodrigo Canosa (rodrigo.canosa@abnt.org.br).