Está em Consulta Nacional, no site da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o Projeto de Norma de Diretrizes de Sistemas de Gestão da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D&I). Até o dia 19 de setembro, os interessados podem acessar
www.abnt.org.br/consultanacional, clicar no link da Comissão de Estudo Especial da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (ABNT/CEE-130) e fazer a apreciação do documento. Só é necessário criar um “passaporte”, com e-mail e senha, gratuitamente.

O Projeto de Norma, identificado como 130:000.00-001, tem 31 páginas. Traz gráficos e dois anexos: um com modelos de P&D&I e o outro com instrumentos de suporte ao planejamento da realização da P&D&I.

Na Introdução, a comissão de estudo destaca que a pesquisa , o desenvolvimento  e a inovação muitas vezes são vistos como processos distintos, criativos e que demandam, cada vez mais, uma abordagem estruturada.  Observa que as técnicas de normalização utilizadas para outros sistemas de gestão são igualmente aplicáveis aos sistemas de gestão da pesquisa, desenvolvimento e inovação e que alguns países têm desenvolvido conjuntos de normas para as diversas atividades da P&D&I, os quais levam em conta o contexto específico de sua aplicação.

De acordo com a ABNT/CEE-130, a implantação de um sistema de gestão conforme proposto na futura norma, contribui para: proporcionar diretrizes para organizar e gerenciar eficazmente a P&D&I; promover e sistematizar as atividades da P&D&I; e promover a cultura da inovação na organização