O Comitê Brasileiro de Têxteis e do Vestuário (ABNT/CB-17) disponibiliza para Consulta Nacional até 30/05/2011, o projeto de norma 17:400.02-11- Aventais e campos cirúrgicos de uso único, confeccionados em não tecido, utilizados como dispositivos médicos para pacientes, equipe médica e equipamentos – Requisitos e métodos de ensaio.

A norma estabelece as informações gerais das características de aventais e campos cirúrgicos de uso único a serem fornecidas aos usuários e demais interessados, em adição ao contido na rotulagem dos dispositivos médicos, com respeito aos requisitos de manufatura e processamento. O objetivo é prevenir a transferência de agentes infecciosos entre pacientes e equipe médica durante cirurgias e outros procedimentos invasivos.

O documento também propõe 3 anexos: O Anexo A apresenta características para o conforto do usuário; Anexo B, adesivação para fixação e isolamento da ferida; Anexo C, trata do desprendimento de partículas (linting) – Teste do Tambor (Helmke Drum Test).

Para participar do processo de avaliação do projeto de norma, acesse: http://www.abntonline.com.br/consultanacional/