O Reconhecimento Internacional do Programa Brasileiro de Certificação Florestal (Cerflor) foi mantido por mais um período de cinco anos. A informação foi enviada pelo Programa para o Reconhecimento dos Esquemas de Certifiação Florestal (Programme for the Endorsement of Forest Certification Schemes- PEFC), com base na recomendação dos auditores internacionais independentes que fizeram a avaliação.

Com a manutenção do reconhecimento internacional do Cerflor pelo PEFC, o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) continua sendo a Secretaria Nacional do fórum de programas de certificação de manejo florestal no Brasil, representando assim o PEFC no país.

O reconhecimento do PEFC implica dizer que as florestas brasileiras certificadas no Cerflor observam as práticas internacionais de manejo sustentável e atendem aos critérios e indicadores prescritos nas Normas Brasileiras elaboradas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e integradas ao Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade.

A ABNT, por meio da Comissão de Estudo Especial de Manejo Florestal (ABNT/CEE-103), é responsável pelo processo de elaboração e revisão das normas do Cerflor. Esta Comissão possui um acervo de seis normas, as quais podem ser adquiridas através do site

www.abntcatalogo.com.br.

O PEFC, sediado em Genebra, é uma organização independente, não governamental, sem fins lucrativos, criada em 1999. Tem o objetivo de promover a sustentabilidade do manejo florestal por meio da certificação de terceira parte. É uma organização que atua em nível global na avaliação e reconhecimento dos esquemas nacionais de certificação florestal.


Atualmente, o PEFC tem 34 membros representantes de programas nacionais de certificação florestal. Desses, 30 já foram submetidos a um rigoroso processo de avaliação e possuem seu reconhecimento. Esses esquemas nacionais reconhecidos cobrem uma área de 231 milhões de hectares de florestas certificadas, produzindo milhões de toneladas de madeira certificadas com a marca PEFC. Somam mais de 7800 certificados de Cadeia de Custódia nos cinco continentes.

Maiores detalhes sobre o Cerflor e sobre seu reconhecimento pelo PEFC podem ser obtidos nos sites do Inmetro (
www.inmetro.gov.br/qualidade/cerflor.asp ) e do PEFC (www.pefc.org).