A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) em parceria com a Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e seus Implementos (ACOBAR)  reativou a Comissão de Estudo de Pequenas Embarcações e de Recreio (CE – 07:100.15) do Comitê Brasileiro de Navios, Embarcações e Tecnologia Marítima (ABNT/CB-07).

A Comissão revisará a norma ABNT NBR 14574: 2000 - Embarcação de recreio em plástico reforçado com fibra de vidro - Requisitos de construção e é formada por 28 membros, entre eles, técnicos náuticos, engenheiros, proprietários de estaleiros e especialistas do setor, que estão sob a coordenação do engenheiro Jorge Nasseh, vice - presidente da ACOBAR e tem como secretário o especialista Eduardo Resende.

Foram estabelecidos grupos de trabalho para dinamizar a atualização da norma, que contem 12 capítulos. A análise inicial do documento com base na norma atual foi concluída no dia 1º de março de 2011 e o próximo passo da revisão é a compilação dos dados. A entrega final do trabalho está previsto para junho de 2011, quando a norma entra em Consulta Nacional para aprovação da sociedade.