A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), em parceria com a Associação das Empresas de Parques de Diversões do Brasil (Adibra) lançará, no dia 16 de março, às 10h30, um conjunto de normas técnicas para parques de diversões. O evento de lançamento acontecerá na Livraria Cultura do Shopping Villa Lobos, em São Paulo.

As normas têm como objetivo estabelecer requisitos de segurança para projeto, fabricação, instalação, montagem e operação dos equipamentos de parques de diversões, e estão divididas em cinco partes:

- ABNT NBR 15926-1 - Equipamentos de parques de diversão –  Parte 1: Terminologia;
- ABNT NBR 15926-2 - Equipamentos de parques de diversão – Parte 2: Requisitos de segurança do projeto e de instalação;
- ABNT NBR 15926-3 - Equipamentos de parques de diversão – Parte 3: Inspeção e manutenção;
- ABNT NBR 15926-4 - Equipamentos de parques de diversão – Parte 4: Operação;
- ABNT NBR 15926-5 - Equipamentos de parques de diversão – Parte 5: Parques aquáticos.

A Comissão de Estudo Especial de Parques de Diversão (ABNT/CEE-117), responsável pelas normas, estudou itens de segurança contemplando as diversas modalidades dos equipamentos como os aquáticos, indoor, itinerantes, temáticos e os chamados Family Entertainment Centers, instalados em shopping centers.

A série de normas, que entrará em vigor a partir de 25 de março de 2011, condicionará o profissionalismo no segmento de parques, auxiliando os gestores a cumprirem as obrigações legais e proporcionando a segurança dos usuários e dos profissionais envolvidos com a montagem e operação dos parques.