A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) iniciou o processo de Análise Sistemática deste ano, propondo a confirmação de Normas Brasileiras publicadas em 2002, 2003 e 2006 que não tiveram atualização. São cerca de 450 documentos, que podem ser visualizados na Consulta Nacional (www.abnt.org.br/consultanacional).

 

A sociedade tem prazo até 29 de abril para avaliar as normas e, quando julgar que alguma delas não pode ser confirmada por estar tecnicamente desatualizada, deverá informar se precisa ser revisada ou cancelada.

 

Nas opções de voto da Consulta Nacional para a Análise Sistemática, a ABNT leva em consideração que:

1) Aprovar sem restrições significa que a Norma está com o seu conteúdo atual e não necessita de nenhuma alteração técnica ou de forma.

 

2) Aprovar com observações de forma significa que a Norma está com o seu conteúdo atual, porém necessita de alguma alteração de forma (por exemplo, a correção de frases, palavras, figuras etc.).

 

3) Não aprovar pelas objeções técnicas significa que a Norma está com o seu conteúdo técnico desatualizado, comprometendo a sua utilização. Neste caso deve-se indicar se a Norma necessita de revisão ou cancelamento, apresentando a respectiva justificativa.

 

Mais informações: gprsp@abnt.org.br ou (11) 3017.3622 ou 3017.3623