Nos dias 10 e 11 de maio, o gerente de Relações Internacionais da ABNT, Eduardo São Thiago fará uma palestra sobre a norma ISO 26000: Guidance on social responsibility, em Kingston, na Jamaica.

Trata-se de um evento organizado pela International Organization for Standardization (ISO) em cooperação com o Bureau of Standards Jamaica (BSJ). Serão convidados representantes locais das diferentes categorias de stakeholders, que poderão discutir sobre os objetivos e a aplicação da norma pela sociedade.

A ISO 26000 fornece orientações para todos os tipos de organizações sobre responsabilidade social e desenvolvimento sustentável, dividida em 7 temas centrais: Envolvimento e desenvolvimento da comunidade, direitos humanos, práticas de trabalho, meio ambiente, práticas leais de operação e questões relativas ao consumidor.

No Brasil, a adoção da norma publicada em 01/11/2010 como ABNT NBR ISO 26000: Diretrizes sobre responsabilidade social possibilitou a divulgação de seminários para disseminação do assunto, que reúnem especialistas e sociedade civil em várias cidades do país.