A Comissão de Estudo de Medidas de Tamanho de Artigos Confeccionados (CE 17.700.04) do Comitê Brasileiro de Têxteis e do Vestuário (ABNT/CB-17) vai se reunir no dia 20 de janeiro, para finalizar as indicações de medidas de corpo masculino que constarão de nova norma técnica. A reunião acontecerá das 10h às 16h, na Escola Senai “Engenheiro Adriano José Marchini”, à Rua Anhaia, 1321, bairro do Bom Retiro.

O Projeto de Norma deverá ser encaminhado para a Consulta Nacional em fevereiro, permanecendo por 60 dias à disposição da sociedade, para votação. A exemplo da norma para vestuário infantil e de bebês publicada em 2009, o novo documento contemplará o conceito de vestibilidade, oferecendo na etiqueta algumas medidas do corpo a que o artigo se destina, em complemento à grade numérica ou de letras (P, M, G, ou 40, 42, 44 etc.)

Na etapa seguinte, o Comitê se dedicará à elaboração da norma de medidas referenciais para vestuário feminino.  De adoção voluntária, essas normas beneficiam tanto as confecções como os consumidores, principalmente aqueles que se utilizam do comércio online, ao aumentar a confiabilidade e reduzir a necessidade de trocas.