A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) conduziram, no dia 17 de novembro, as palestras do Fórum Setorial de Máquinas e Equipamentos para Normalização, Metrologia e Qualidade Industrial. O evento foi uma iniciativa da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) por meio do seu Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Máquinas e Equipamentos (IPDMAQ), que estimula o setor a buscar a inovação e a competitividade.
 
Realizado na sede da Abimaq, em São Paulo, o Fórum teve o objetivo de promover, entre as indústrias de bens de capital, a ABNT e o Inmetro, a discussão da importância do processo de normalização internacional e dos sistemas de avaliação da conformidade para a competitividade empresarial na economia global.

O presidente da ABNT, Pedro Buzatto Costa, abriu o evento. A entidade esteve representada ainda pelo diretor de Relações Externas, Carlos Santos Amorim Junior, e pelo gerente de Relações Internacionais, Claudio Guerreiro, que abordaram, respectivamente, os temas “Normalização nacional, regional e internacional no atual cenário econômico” e “Participação do Brasil nas atividades de normalização internacional da ISO”.

Por parte do Inmetro, fizeram palestras o presidente João Alziro Herz da Jornada, o diretor substituto da Qualidade, Paulo Coscarelli, e o coordenador geral de Articulação Internacional, Jorge Antonio da Paz Cruz. Falaram sobre avaliação da conformidade, barreiras técnicas, metrologia e confiança nas medições.

Durante todo o evento, técnicos de ambas as organizações estiveram à disposição dos empresários do setor, para oferecer informações sobre normalização e metrologia. A Abimaq sedia o Comitê Brasileiro de Máquinas e Equipamentos (ABNT/CB-04) e o Comitê Brasileiro de Máquinas Rodoviárias (ABNT/CB-48).