A cadeia logística, um conceito relativamente novo, tem inúmeros participantes com atividades bastante específicas. Especialmente para as empresas que trabalham com todas as modalidades de transporte, uma norma técnica elaborada por demanda do Instituto Aliança Pró Modernização Logística do Comércio Exterior (Procomex) veio atender as expectativas do setor: a ABNT NBR ISO 28000:2009 - Especificação para sistemas de gestão de segurança para a cadeia logística.
 
Paulo Manoel Lenz Protasio, conselheiro da Associação Nacional dos Usuários do Transporte de Carga (Anut), e coordenador do Grupo de Trabalho da Cadeia Logística Segura do Procomex, comenta que a norma é importante para que todos os sistemas integrantes da cadeia logística segura “falem a mesma língua”.

Ele justifica: “Essa é a principal contribuição que encontramos na ABNT NBR ISO 28000:2009. O seu conhecimento se fez com a contribuição de participantes de grande parte de todos os segmentos intervenientes - e principalmente de seus potenciais usuários - o que certamente acabou por escolher a linguagem ideal que deixará sua adoção ser cada vez mais adequada e fácil junto ao mercado local e internacional”.