A versão final da norma ISO 26000 de Responsabilidade Social acaba de  ser aprovada, em reunião realizada em Copenhague, na Dinamarca. A  partir de agora, começam os preparativos visando à publicação do  documento. A aprovação foi anunciada na reunião plenária do Grupo de  Trabalho sobre Responsabilidade Social da ISO, liderado pela  Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e pelo SIS, organismo  de normalização da Suécia.

Os participantes aplaudiram o desempenho da delegação brasileira no  desenvolvimento da norma e as parcerias firmadas ao longo de quase dez anos. Confira trechos do discurso do diretor geral da ABNT, Ricardo Fragoso:

A ISO 26000 é marcada por características muito especiais e uma delas  se destacou antes mesmo que os trabalhos de sua elaboração fossem  iniciados. A ISO surpreendeu o mundo ao instituir o sistema de  twinning, que coloca um país desenvolvido e outro em desenvolvimento  no mesmo plano, com uma só missão.

Foi assim que nós, do Brasil, tivemos o privilégio de contar com o SIS  como parceiro na liderança do Grupo de Trabalho sobre Responsabilidade  Social da ISO. São países muito diferentes, mas com objetivos iguais,  por isso têm muito a contribuir. Agradecemos o trabalho árduo dos  secretários Eduardo e Kristina e do Chair Cajazeira e do Vice-Chair Staffan Skanska.

Em 2004 pudemos oferecer ao Brasil, um país de tantos contrastes  sociais, a norma pioneira de Responsabilidade Social. Esta norma é a  soma de esforços da ABNT e de toda a delegação brasileira, que hoje  está aqui, trazendo seus conhecimentos e suas expectativas.

Desde 2006 temos realizado seminários e workshops no Brasil, que  mobilizam todas as categorias de stakeholders antes das reuniões da  ISO. O interesse é crescente, o que mostra que estamos no caminho  certo. É essencial saber o que essas pessoas pensam e o que esperam da  nova norma. Os stakeholders têm oferecido subsídios valiosos para o  alinhamento de nossa posição neste foro internacional.

A ABNT, assim como todo o Brasil, acredita no poder transformador da  norma ISO de Responsabilidade Social. Temos orgulho de participar  deste trabalho, de poder avançar etapa por etapa, na certeza de que,  mais do que uma norma, estamos construindo uma ponte para o futuro das  próximas gerações, com mais justiça e respeito ao ser humano.”